Busca avançada
Ano de início
Entree

As concepções de estudantes de enfermagem sobre o trabalho do(a) enfermeiro(a) na Estratégia Saúde da Família

Processo: 19/20060-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Flávio Adriano Borges Melo
Beneficiário:Pablo Ramon Rodrigues Freitas Ramos Carloni
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Estratégia saúde da família   Enfermagem de atenção primária   Formação profissional   Estudantes de enfermagem   Entrevistas (psicologia)

Resumo

Identifica-se certo vazio teórico e científico quanto à concepção de estudantes de enfermagem sobre o trabalho dos(as) enfermeiros(as) na Estratégia Saúde da Família (ESF). Com o intuito de contribuirmos com esta lacuna de produção do conhecimento, apresentamos o presente projeto de pesquisa que tem o objetivo de analisar as concepções de estudantes de graduação em enfermagem sobre o trabalho do(a) enfermeiro(a) na Estratégia Saúde da Família. Ele utiliza do referencial teórico da Socioanálise, possui abordagem qualitativa e será desenvolvido com estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal de São Carlos por meio de entrevista semi-estruturada que serão gravadas e transcritas na íntegra para, posteriormente, serem analisadas à luz do referencial teórico proposto. Esperamos com o desenvolvimento desta pesquisa contribuir com o vazio teórico e científico acerca da temática em questão, além de identificar lacunas que possam envolver a formação do(a) enfermeiro(a) no que tange à Atenção Primária à Saúde, gerando pistas para um processo de análise de implicação dos(as) estudantes de enfermagem.