Busca avançada
Ano de início
Entree

NCLX na função de astrócitos: metabolismo e homeostase neuronal

Processo: 19/22178-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 29 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alicia Juliana Kowaltowski
Beneficiário:João Victor Cabral Costa
Supervisor: Juan P Bolaños
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Salamanca (USAL), Espanha  
Vinculado à bolsa:17/14713-0 - Ca2+ Mitocondrial no Sistema Nervoso Central e Regulação do Metabolismo Energético, BP.DR
Assunto(s):Sistema nervoso central   Mitocôndrias   Cálcio   Metabolismo energético   Astrócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcium | central nervous system | Energy Metabolism | mitochondria | Neurobioquímica; homeostase de cálcio

Resumo

Não apenas na excitotoxicidade, mas também em contextos fisiológicos, o Ca2+ é um íon de suma importância para a homeostase celular, participando de diversos processos cruciais no Sistema Nervoso Central, incluindo sinaptogênese, liberação de neurotransmissor e plasticidade sináptica. Íons Ca2+ também agem como marcadores de alterações metabólicas por atividade celular, atuando como importantes reguladores do metabolismo por meio do acoplamento entre demanda energética e produção de ATP. As mitocôndrias possuem um sistema de transporte de Ca2+ bem desenvolvido. O efluxo mitocondrial de Ca2+ é fisiologicamente mediado pelo transportador Na+/Ca2+ mitocondrial (NCLX), que também apresenta um papel em potencial na regulação da transmissão e plasticidade sinápticas. O NCLX também foi recentemente associado a mecanismos patológicos em modelos de doença de Parkinson e demonstrou-se que sua expressão se encontra diminuída - e inversamente correlacionada com o prognóstico - na doença de Alzheimer. Em astrócitos - um importante tipo de célula glial de estrutura complexa e altamente arborizada - o NCLX influencia na sinalização de Ca2+ citosólico, modulando a proliferação celular e liberação de glutamato. Entretanto, a função do NCLX na homeostase celular ainda foi muito pouco explorada na literatura. Este projeto objetiva investigar o papel do NCLX na função de astrócitos in vivo e in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA JR, O. R.; RAMOS, V. M.; CABRAL-COSTA, J. V.; KOWALTOWSKI, A. J.. Changes in mitochondrial morphology modulate LPS-induced loss of calcium homeostasis in BV-2 microglial cells. Journal of Bioenergetics and Biomembranes, v. 53, n. 2, p. 109-118, . (19/18402-4, 19/22178-2, 20/06970-5, 17/14713-0, 18/21487-9, 13/07937-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.