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Museu escolar comercial mercado, ciências e ensino (1890-1940)

Processo: 19/21367-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 23 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Katya Mitsuko Zuquim Braghini
Beneficiário:Katya Mitsuko Zuquim Braghini
Anfitrião: Leoncio Lopez-Ocon Cabrera
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):História da ciência   História da educação

Resumo

O estudo se interessa pela dimensão da cultura material, pensando a associação entre o mercado com o ensino das ciências, principalmente no sentido de compreender e analisar quais são as possíveis relações feitas entre o mercado e a circulação de bem naturais e industriais com o conhecimento científico. Pretende o estudo de um tipo de material didático, proeminentemente pensado para o ensino da história natural, mas produzido a partir de expectativas econômicas, neste projeto chamado, genericamente, de "museu escolar comercial". Pergunta-se: o que são esses museus comerciais e quais representações sobre ciências comportam? Como é entendida a história natural pensando os materiais industrializados? Por hipótese, havia um conhecimento híbrido, que incutiu ideias de progresso nas classificações da história natural. Serão estudados: o museu caixa do Dr. Charles Saffray; parcelas do Museu "Luigi Bombicci"; Philadelphia Cabinets e museus industriais em formato de quadros parietais. Serão estudados acervos no Brasil, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Fundos: Instrução Pública e Secretaria de Negócios, Agricultura, Comércio, Indústria); a hemeroteca da Biblioteca Nacional, entre outros. Na Espanha, os Archivos da Comunidad de Madrid referentes e acervos indicados pelo supervisor da pesquisa. É projeto de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional localizado na interface entre a história da educação e a história das ciências, com referenciais ligados à Economia, Antropologia, Museologia e História.