Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudança de fósforo orgânico influenciada pela mudança de uso da terra no Brasil

Processo: 19/21532-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Amin Soltangheisi
Supervisor no Exterior: Philip Matthew Haygarth
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Lancaster University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:17/11332-5 - Dinâmica do fósforo e suas frações em solos sob conversão pastagem-cana e intensificação de pastagens, BP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Química do solo   Fósforo

Resumo

As mudanças no uso da terra, especialmente aquelas que perturbam o solo e alteram as reações redox, afetam diretamente a dinâmica do fósforo (P) e a possibilidade de absorção de plantas no solo através de mudanças nas perdas de P por escoamento superficial ou lixiviação e alterando as proporções de P acumuladas em mais conjuntos recalcitrantes. Como o P é altamente limitado em solos tropicais, a rotatividade de P orgânico e a rápida reciclagem de P da queda da serapilheira são os principais processos para fornecer P às plantas nos ecossistemas naturais. O P orgânico é extremamente importante em solos tropicais úmidos, pois é uma fração ativa que influencia a disponibilidade de P para as plantas e deve ser considerado em estudos de dinâmica e biodisponibilidade de P. É necessário, portanto, compreender a dinâmica das formas orgânicas de P no solo, a fim de desenvolver estratégias de manejo de adubos e fertilizantes para melhorar a eficiência do uso de P em pastagens e canaviais. Oito locais foram selecionados para este estudo, três no Estado de São Paulo (do projeto temático 2015 / 18790-3, Soltangheisi et al., No prelo) a respeito da mudança no uso da terra de pastagem degradada para pastagem intensificada e cana-de-açúcar, duas na Amazônia Ocidental ( de Soltangheisi et al., 2019) em relação à mudança do uso da terra de floresta para pastagem, e três no Estado de São Paulo em relação a diferentes sistemas de preparo do solo e remoção de palha em canaviais. A espectroscopia de ressonância magnética nuclear (31P-NMR) para explorar os diferentes conjuntos orgânicos de P no solo é muito útil para uma melhor compreensão da dinâmica do P ao longo do tempo com a mudança no uso da terra. Esta técnica combinada com os métodos de fracionamento de P será usada para investigar as mudanças nas espécies orgânicas de P com a mudança no uso da terra. Os resultados obtidos com essas técnicas também serão analisados por análise de caminhos (Soltangheisi et al., 2019) para investigar a dinâmica do P orgânico no solo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOLTANGHEISI, AMIN; BETTONI TELES, ANA PAULA; SARTOR, LAERCIO RICARDO; PAVINATO, PAULO SERGIO. Cover Cropping May Alter Legacy Phosphorus Dynamics Under Long-Term Fertilizer Addition. FRONTIERS IN ENVIRONMENTAL SCIENCE, v. 8, FEB 11 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.