Bolsa 19/18076-0 - Corantes, Bioprodutos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de colorantes naturais por cultivo submerso de Talaromyces amestolkiae em biorreator tanque agitado variando a pressão parcial de oxigênio e o tipo de impelidor

Processo: 19/18076-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Valéria de Carvalho Santos Ebinuma
Beneficiário:Laura Carmona Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Corantes   Bioprodutos   Talaromyces   Bioprocessos   Reatores biológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioprocessos | biorreator | Colorante | Fungo filamentoso | Bioprocessos

Resumo

Com os avanços da pesquisa e a busca por estilos de vida mais saudáveis, o mercado de colorantes naturais têm crescido em todo o mundo. Neste contexto, os fungos filamentosos são microrganismos com grande potencial para produção destes bioprodutos, podendo destacar cepas de Penicillium e Talaromyces. A produção de colorantes naturais por processos biotecnológicos apresenta algumas vantagens, dentre elas o fato de não depender de ofertas sazonais, como é o caso de colorantes extraídos de plantas. Estes fungos sintetizam e secretam naturalmente colorantes como metabólitos secundários, conhecidos como policetídeos, que podem ser aplicados em diversas áreas industriais. Considerando o aumento da demanda deste mercado e o rápido desenvolvimento de produtos biotecnológicos, os bioprocessos necessitam apresentar bons desempenhos não apenas em escalas laboratoriais, mas também em escalas de produção. Como alternativa para o aumento de escala surgem os biorreatores, sendo o mais comumente empregado o de tanque agitado. O uso de biorreatores convencionais requer cuidados na escolha do tipo de impelidor e condições de operação como pH, temperatura, transferência de oxigênio, entre outros, para a otimização e máxima produção do produto de interesse. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar a produção de colorantes naturais por cultivo submerso de Talaromyces amestolkiae em biorreator de tanque agitado, variando a pressão parcial de oxigênio (pO2) em 30, 50 e 70% e o tipo de impelidor (Rushton e Orelha de Elefante).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, FERNANDA; FERREIRA, LAURA CARMONA; BAPTISTA NETO, ALVARO; SIMAS TEIXEIRA, MARIA FRANCISCA; SANTOS EBINUMA, VALERIA DE CARVALHO. Biosynthesis of natural colorant by Talaromyces amestolkiae: Mycelium accumulation and colorant formation in incubator shaker and in bioreactor. Biochemical Engineering Journal, v. 161, . (17/50303-0, 14/01580-3, 19/18076-0)