Bolsa 19/14035-7 - Estrutura de embarcações, Embarcações - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de medição e predição de movimentos de navios atracados através de câmeras e algoritmos de inteligência artificial para otimização e segurança de operações em portos de grande movimentação de navios e/ou expostos a condições severas

Processo: 19/14035-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica
Pesquisador responsável:Felipe Ruggeri
Beneficiário:Marlon Dyo Fukuda Koga
CNAE: Gestão de portos e terminais
Vinculado ao auxílio:18/15395-4 - Sistema de medição e predição de movimentos de navios atracados através de câmeras e algoritmos de inteligência artificial para otimização e segurança de operações em portos de grande movimentação de navios e/ou expostos a condições severas, AP.PIPE
Assunto(s):Estrutura de embarcações   Embarcações   Navios   Amarração   Hidrodinâmica   Portos   Inteligência artificial   Algoritmos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dynamic mooring ship motions | Interação Hidrodinâmica | Navios amarrados em regiões portuárias | Passing ships | Portos expostos | Navios amarrados em regiões portuárias

Resumo

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema capaz de medir e predizer o comportamento de navios amarrados em locais parcial ou totalmente expostos a ondas (swell) ou com grande tráfego de embarcações próximas. As ondas longas induzem movimentos dinâmicos nos navios, que solicitam os cabos de amarração e defensas além dos seus limites de projeto, podendo danificar esses equipamentos, assim como a própria estrutura do píer ou dolfin de amarração. A passagem de embarcações próximas produz um fenômeno chamado de interação hidrodinâmica (passing ships), em que o campo de pressão do navio amarrado é modificado pela embarcação passante, induzindo cargas dinâmicas nos mesmos equipamentos. As consequências desses efeitos podem ser graves já que, além da integridade do terminal, o rompimento dos cabos pode trazer graves lesões a tripulação no convés do navio ou equipe de amarração no píer. Adicionalmente, em terminais de óleo cru, derivados de petróleo ou gás (LNG ou LPG) esses efeitos dinâmicos podem induzir movimentos que rompam os mangotes de transferência, gerando derramamentos de materiais nocivos à saúde humana e poluição ao meio ambiente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)