Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da interação de biossurfactante do tipo soforolipídico com modelos de membranas fosfolipídicas

Processo: 19/19757-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 27 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 26 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Silvio Silvério da Silva
Beneficiário:Paulo Ricardo Franco Marcelino
Supervisor no Exterior: Antonio Ortiz Lopez
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Murcia, Espanha  
Vinculado à bolsa:16/14852-7 - Uma solução sustentável contra doenças tropicais negligenciadas utilizando biossurfactantes produzidos por leveduras em hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar, BP.PD
Assunto(s):Biossurfactantes

Resumo

O Brasil vem passando por um momento de extrema atenção na saúde pública e na agricultura. Casos de dengue, zika e chikungunya têm aumentado de forma vertiginosa ano após ano, causando preocupação nas autoridades de saúde pública e na sociedade e também, recentemente, o governo brasileiro liberou o uso de alguns defensivos agrícolas com toxicidade relevante aos seres vivos e o meio ambiente. A procura por soluções para atenuar tais problemas, tem encontrado algumas alternativas biotecnológicas, como os biossurfactantes, considerados produtos ecologicamente corretos e com potencial larvicida. O presente trabalho visa complementar os estudos que vêm sendo realizados no projeto FAPESP 2016/14852-7, em que emprega biossurfactantes soforolipídicos produzidos por Scheffersomyces stipitis, em hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar, como larvicidas contra Aedes aegypti. Resultados preliminares mostraram que o uso destes biossurfactantes também podem ser eficientes contra algumas larvas-pragas de interesse agrícola. Sendo assim, a presente proposta visa avaliar a interação de biossurfactante soforolipídico com membranas artificiais auxiliando no entendimento do efeito larvicida destas biomoléculas e no posterior desenvolvimento de produtos biotecnológicos sustentáveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PHILIPPINI, RAFAEL RODRIGUES; MARTINIANO, SABRINA EVELIN; INGLE, AVINASH P.; FRANCO MARCELINO, PAULO RICARDO; SILVA, GILDA MARIANO; BARBOSA, FERNANDA GONCALVES; DOS SANTOS, JULIO CESAR; DA SILVA, SILVIO SILVERIO. Agroindustrial Byproducts for the Generation of Biobased Products: Alternatives for Sustainable Biorefineries. FRONTIERS IN ENERGY RESEARCH, v. 8, JUL 29 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.