Busca avançada
Ano de início
Entree

Sofrimento psíquico e racismo: repercussões subjetivas em filhos (as) de famílias inter-raciais

Processo: 19/11023-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Carolyne Laurie Benícia dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Racismo   Teoria psicanalítica   Estresse psicológico   Subjetividade   Relações raciais   Relações familiares   Coleta de dados   Relatos de casos   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Famílias interraciais | Racismo | Sofrimento Psíquico | subjetividade | Racismo e sofrimento psíquico

Resumo

Considerando a escassez de investigações que relacionem dinâmicas familiares, relações inter-raciais e subjetividade, o presente estudo tem por objetivo compreender o sofrimento psíquico relacionado ao racismo em filhos (as) oriundos (a)s de famílias inter-raciais e suas repercussões na constituição psíquica do sujeito. Elegeu-se a abordagem psicanalítica como referência teórico-conceitual. Trata-se de um estudo de caso clínico coletivo. Participarão do estudo sete participantes negros, de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, provenientes de lares nos quais um dos cônjuges é considerado socialmente branco e o outro, negro. Para coleta de dados será utilizada a entrevista aberta, em profundidade, introduzida por duas questões disparadoras: "Conte-me qual é a origem regional e racial de sua família?" e "De que forma a raça é falada e vivenciada pelos membros de sua família?". A partir da enunciação dessas questões, a entrevista será conduzida de forma livre, privilegiando-se as associações dos participantes. As entrevistas serão realizadas individualmente e audiogravadas mediante autorização dos participantes. O conteúdo será transcrito literalmente e na íntegra. Posteriormente, os dados serão submetidos à análise orientada pelo referencial psicanalítico, que se ancora na escuta e na contratransferência da pesquisadora em relação ao corpus composto pelas transcrições das entrevistas. Espera-se que os resultados contribuam para elucidar alguns aspectos da relação existente entre a constituição subjetiva do sujeito negro na família inter-racial e o racismo como fonte de sofrimento psíquico. Investigar as repercussões do racismo na subjetividade de filhos (as) de famílias inter-raciais possibilitam o desenvolvimento de novas compreensões, que convidam os profissionais da Psicologia e suas produções teóricas a considerarem o sofrimento suscitado pelo racismo e suas implicações singulares em famílias inter-raciais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÔNICA NUNES; MAURICE DE TORRENTÉ; CLARICE MOREIRA PORTUGAL. COM O QUE SONHAM OS LOUCOS? PROJETOS DE VIDA DE USUÁRIO(A)S DE SAÚDE MENTAL. Psicologia & Sociedade, v. 33, . (19/11023-8)
CAROLYNE LAURIE BENICIA DOS SANTOS; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS. CAMPAINHAS, LETREIROS, LUZ DE POLÍCIA: SOBRE SER NEGRO, GAY E FILHO DE FAMÍLIA INTER-RACIAL. Psicologia & Sociedade, v. 34, . (19/11023-8)