Busca avançada
Ano de início
Entree

Repensando a classificação da família Dasydytidae (Chaetonotida: Gastrotricha): taxonomia integrativa, tree thinking e evidência total

Processo: 19/01955-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Rinaldo Senna Garraffoni
Beneficiário:Axell Kou Minowa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/23856-0 - Reconstrução filogenética de Gastrotricha baseada em dados moleculares e morfológicos, AP.BTA.JP
Assunto(s):Gastrotricha   Ecossistemas aquáticos   Dasyatidae   Filogenia   Meiofauna   Perifiton

Resumo

Gastrotricha é um pequeno filo de microinvertebrados encontrados em praticamente todos os ecossistemas aquáticos do mundo. Exceção à maioria dos organismos do filo, que vivem associados ao bentos, os representantes da família Dasydytidae apresentam diversas modificações morfológicas que permitem o peculiar hábito de vida semi-planctônico, associados ao perifíton. Apesar dos dasiditídeos já serem conhecidos a mais de um século, pouco se conhece de sua morfologia, relação de parentesco e distribuição. Assim, o presente trabalho visa utilizar-se da taxonomia integrativa, com o máximo de fontes de dados morfológicos e moleculares para a melhor delimitação e identificação dos dasiditídeos, elucidar a história evolutiva do táxon em uma perspectiva de evidência total, além de propor uma nova classificação totalmente baseada no pensamento filogenético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MINOWA, Axell Kou. Taxonomia integrativa de espécies de Gastrotricha semi-planctônico e classificação baseada em evidência total. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.