Busca avançada
Ano de início
Entree

Repensando a classificação da família Dasydytidae (Chaetonotida: Gastrotricha): taxonomia integrativa, tree thinking e evidência total

Processo: 19/01955-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Rinaldo Senna Garraffoni
Beneficiário:Axell Kou Minowa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/23856-0 - Reconstrução filogenética de Gastrotricha baseada em dados moleculares e morfológicos, AP.BTA.JP
Assunto(s):Gastrotricha   Ecossistemas aquáticos   Dasyatidae   Filogenia   Meiofauna   Perifiton

Resumo

Gastrotricha é um pequeno filo de microinvertebrados encontrados em praticamente todos os ecossistemas aquáticos do mundo. Exceção à maioria dos organismos do filo, que vivem associados ao bentos, os representantes da família Dasydytidae apresentam diversas modificações morfológicas que permitem o peculiar hábito de vida semi-planctônico, associados ao perifíton. Apesar dos dasiditídeos já serem conhecidos a mais de um século, pouco se conhece de sua morfologia, relação de parentesco e distribuição. Assim, o presente trabalho visa utilizar-se da taxonomia integrativa, com o máximo de fontes de dados morfológicos e moleculares para a melhor delimitação e identificação dos dasiditídeos, elucidar a história evolutiva do táxon em uma perspectiva de evidência total, além de propor uma nova classificação totalmente baseada no pensamento filogenético. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MINOWA, AXELL; GARRAFFONI, ANDRE R. S. Seek and you shall find: new species of the rare genus Ornamentula (Gastrotricha: Chaetonotida) and first record outside of type-locality. Zoologia, v. 38, FEB 26 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.