Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de wafers biopoliméricos para entrega bucal de fármacos nanoestruturados

Processo: 19/08281-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Laura de Oliveira Nascimento
Beneficiário:Renata de Carvalho Feitosa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Sistemas de liberação de medicamentos   Antibióticos

Resumo

A exposição a bifosfonatos, agentes antiangiogênicos e radioterapia podem levar o paciente odontológico a osteonecrose de mandíbula associada ao uso de medicamentos (MRONJ). Acredita-se que a infecção bacteriana tem um papel importante no desenvolvimento dessa doença; sendo assim, formulações bucais com ação antimicrobiana podem ser aplicadas na profilaxia e tratamento de quadros clínicos como esse. A nanotecnologia é vista como uma estratégia promissora para otimizar a entrega de substâncias ativas, uma vez que as nanopartículas (NPs) são capazes de aumentar a biodisponibilidade, reduzir a toxicidade e liberar o fármaco de forma modificada em locais de ação específicos. Entretanto, existem algumas barreiras na entrega bucal de fármacos através de NPs, como o efeito de lavagem (washout) causado pela saliva; degradação antecipada das NPs; liberação do fármaco com efeito burst; e agregação das partículas. Esses inconvenientes podem ser evitados ou atenuados a partir da dispersão dessas NPs em micro ou macro matrizes (NP-in-matrix). Esses sistemas combinados ainda são pouco explorados na literatura, mas se mostram extremamente vantajosos para melhorar aspectos biofarmacêuticos e farmacocinéticos de formulações. Diante do exposto, esse projeto consiste em desenvolver um sistema NP-in-matrix composto por wafers bucais biopoliméricos contendo nanopartículas de quitosana carregadas com antibiótico e avaliar a sua potencial atividade antimicrobiana in vitro. As formulações serão caracterizadas físico-quimicamente, assim como os perfis de liberação/ permeação in vitro e a atividade antimicrobiana in vitro contra microorganismos orais. Além da contribuição como potencial alternativa para a prevenção da osteonecrose mandibular, as formulações poderão ser aplicadas a outras afecções bucais causadas por bactérias e trazer contribuição significativa ao conhecimento da cinética de liberação de sistemas combinados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEITOSA, RENATA CARVALHO; GERALDES, DANILO COSTA; BERALDO-DE-ARAUJO, VIVIANE LUCIA; RIBEIRO COSTA, JULIANA SOUZA; OLIVEIRA-NASCIMENTO, LAURA. Pharmacokinetic Aspects of Nanoparticle-in-Matrix Drug Delivery Systems for Oral/Buccal Delivery. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 10, SEP 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.