Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégia de valorização de compostos fenólicos provenientes de resíduos agro-industrial

Processo: 19/21370-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 16 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 15 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Adriana Ferreira Maluf Braga
Supervisor no Exterior: Fernando Gonzalez Fermoso
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Instituto de la Grasa (IG), Espanha  
Vinculado à bolsa:18/00213-8 - Dinâmica de metais traço na digestão anaeróbia de vinhaça: Efeito da suplementação de Ba, BP.PD
Assunto(s):Digestão anaeróbia   Biorrefinarias

Resumo

A utilização do conceito de biorrefinaria na agro-indústria baseia-se na recuperação dos resíduos sólidos e das água residuárias. Para o aproveitamento de biomassa lignocelulolítica é necessário a aplicação de pré-tratamento. No entanto, a liberação de monosacarídeos presentes na biomassa, como glicose and xilose, implica na liberação de fenóis e furanos, os quais compõem a lignina. Esses compostos são considerados recalcitrantes e podem causar inibição nas produções de H2 e CH4. Concentrações superiores a 1000mg.L-1 são reportadas como inibitórias. Além disso, há poucos estudos na literatura com respeito a quais compostos específicos são inibitórios para os microrganismos anaeróbios. As cadeias fenólicas possuem também a característica de quelar metais; entretanto, de acordo com a informação de que dispomos, a interação entre a biodisponibilidade de metais traço e compostos fenólicos ainda não foi avaliada. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito de fenóis nas produções de H2 e CH4, aplicando o planejamento fatorial fracionado em ensaios em batelada. O efeito da extração de fenóis na biodisponibilidade de metais traço também será avaliada. Por fim, os resultados posteriores serão utilizados para avaliar a melhor abordagem para lidar com fenóis de resíduos agro-industriais: recuperá-los como sub-produtos de alto valor agregado antes da digestão anaeróbia ou produzir biogas em conjunto com a degradação dos fenóis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROCA, E.; SERRANO, A.; BORJA, R.; JIMENEZ, A.; CARVAJAL, A.; BRAGA, A. F. M.; RODRIGUEZ-GUTIERREZ, G.; FERMOSO, F. G. Influence of phenols and furans released during thermal pretreatment of olive mill solid waste on its anaerobic digestion. WASTE MANAGEMENT, v. 120, p. 202-208, FEB 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.