Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de óxidos metálicos em biossensores para detecção de biomarcadores de câncer

Processo: 19/10693-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Osvaldo Novais de Oliveira Junior
Beneficiário:Beatriz Montilha Tirich
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Nanopartículas magnéticas   Óxidos metálicos   Diagnóstico precoce   Neoplasias

Resumo

A detecção precoce de câncer é essencial para aumentar a chance de cura, mas infelizmente para muitos tipos de câncer não há metodologias eficientes a baixo custo. Este projeto visa a desenvolver biossensores para detecção precoce do câncer colorretal e de tireoide, através da detecção do biomarcador BRAF-V600E. Óxidos metálicos binários sintetizados com o método de coprecipitação serão utilizados na construção da arquitetura dos filmes, para aumentar a especificidade do biossensor e o sinal de detecção. Os filmes serão construídos por técnicas de automontagem física e química, em multicamadas com ordem e espessuras controladas. A otimização das condições de fabricação dos filmes e a caracterização das nanoestruturas serão realizadas com várias técnicas experimentais, incluindo espectroscopias eletrônicas e vibracionais, espectroscopia de absorção e reflexão no infravermelho com polarização modulada (PM-IRRAS) e técnicas de microscopia. A detecção do analito será feita através de medidas de impedância eletroquímica em soluções padrão. Espera-se obter sensores de baixo custo com rápida resposta e alta sensibilidade em relação ao analito de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAGNANI, GIOVANA ROSSO; IBANEZ-REDIN, GISELA; TIRICH, BEATRIZ; GONCALVES, DEBORA; BALOGH, DEBORA T.; OLIVEIRA JR, OSVALDO N. Fully-printed electrochemical sensors made with flexible screen-printed electrodes modified by roll-to-roll slot-die coating. BIOSENSORS & BIOELECTRONICS, v. 165, OCT 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.