Bolsa 19/03513-5 - Estruturas mistas, Lajes - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento em serviço e na ruína de lajes mistas contínuas protendidas com forma de aço incorporada e concreto leve

Processo: 19/03513-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 21 de julho de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Beneficiário:Lucas Antônio Morais Oliveira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estruturas mistas   Lajes   Aço   Concreto leve   Resistência estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento em serviço | Concreto leve | Lajes mistas de aço e concreto | Modelo de Difusão e Retração não-uniforme | protensão | Retração não-uniforme e fluência | Estruturas mistas

Resumo

Neste projeto propõe-se o estudo da capacidade resistente e do comportamento em serviço ao longo do tempo do sistema estrutural de lajes mistas contínuas protendidas constituídas de fôrma de aço incorporada e concreto leve. A protensão será do tipo pós-tração e prevê a utilização de cordoalhas engraxadas e plastificadas. O sistema proposto combina a agilidade da construção mista com a possibilidade de vencer grandes vãos, inerente às estruturas protendidas. Além disso, ao trazer ao sistema o uso do concreto leve, reduz-se o peso próprio das lajes, potencializando essa característica. Neste estudo, será dada ênfase ao comportamento em serviço das lajes (abertura de fissuras e flechas diferidas no tempo), onde se destacam as perdas de protensão, a redistribuição de esforços e as estimativas das flechas devidas à fluência e da retração não-uniforme nesse sistema de pisos mistos protendidos. Complementando o estudo, será ainda avaliada a contribuição da fôrma de aço e da protensão na capacidade resistente do sistema com continuidade sobre apoios intermediários, considerando as rupturas por flexão e por cisalhamento longitudinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS ANTÔNIO MORAIS OLIVEIRA; TAINÁ MASCARENHAS BORGHI; YURY OURIQUES RODRIGUES; ANA LUCIA HOMCE DE CRESCE EL DEBS. Avaliação dos códigos de projeto para o comportamento em serviço de lajes mistas de aço-concreto. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 14, n. 5, . (19/03513-5)
TAINÁ MASCARENHAS BORGHI; LUCAS ANTÔNIO MORAIS OLIVEIRA; ANA LUCIA HOMCE DE CRESCE EL DEBS. Investigação numérica sobre slim floors: análise comparativa das tipologias ASB e CoSFB. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 14, n. 4, . (19/03513-5)