Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecnologia de reabilitação para prevenção de disfunções musculoesqueléticas e tratamento dos pés de pessoas com diabetes mellitus: estudo FOotCAre (FOCA) prova de conceito

Processo: 19/06405-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Ronaldo Henrique Cruvinel Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Tecnologia biomédica   Polineuropatias   Neuropatias diabéticas   Pé diabético   Exercício físico   Autocuidado

Resumo

Considerando as diversas alterações musculoesqueléticas dos pés e tornozelos em pessoas com polineuropatia diabética (PND) e a necessidade do autocuidado a fim de evitar complicações mais graves, como a formação de úlcera e amputação, a inclusão de um protocolo de exercícios para tratamento dos pés, baseado no autocuidado, pode ser um método eficaz de prevenção para esta população. O projetoobjetiva avaliar a viabilidade, segurança e potencial eficácia do uso de uma tecnologia de reabilitação(Software Sistema de Orientação ao Pé Diabético que customiza um protocolo de exercícios terapêuticos para pés e tornozelos de pessoas com Diabetes) e seus efeitos nas respostas clínicas da PND (sintomas,sensibilidade tátil e vibratória), na biomecânica da marcha, força dos músculos e funcionalidade dos pés.Para avaliar a potencial eficácia do Software, será realizado um estudo prova de conceito - Foot CAre(FOCA), com alocação aleatória e cegamento dos avaliadores. A amostra será composta por todos os indivíduos recrutados e triados a partir dos critérios de elegibilidade, em um período de 12 meses. Estesserão alocados aleatoriamente nos grupos controle ou intervenção e avaliados em 2 momentos. A avaliação inclui análise cinemática e cinética do tornozelo e pé e pressão plantar durante a marcha,sintomas da PND, gravidade da PND, força dos músculos do pé, funcionalidade e saúde geral dos pés. São hipóteses deste estudo que o grupo intervenção terá melhora dos sintomas neuropáticos, diminuição dagravidade da PND, melhora da sensibilidade, força muscular e funcionalidade dos pés, quando comparados ao grupo controle após 12 semanas de intervenção, que a aderência ao uso desta ferramenta de autocuidado será igual ou superior a 75% e que esta tecnologia seja viável e segura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, E. Q.; SUDA, E. Y.; SANTOS, D. P.; VERISSIMO, J. L.; FERREIRA, J. S. S. P.; CRUVINEL JUNIOR, R. H.; MONTEIRO, R. L.; SARTOR, C. D.; SACCO, I. C. N. Effect of an educational booklet for prevention and treatment of foot musculoskeletal dysfunctions in people with diabetic neuropathy: the FOotCAre (FOCA) trial II, a study protocol of a randomized controlled trial. Trials, v. 21, n. 1 FEB 13 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.