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Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão

Processo: 19/18752-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Aline Perin Ferraro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/24734-7 - Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão, AP.R
Assunto(s):Educação especial   Inclusão escolar   Atitudes do professor   Atitudes do estudante

Resumo

Nos estudos sobre a inclusão escolar, o foco tem recaído cada vez mais sobre as condições oferecidas a estudantes com necessidades educacionais especiais, em vez das características individuais deles. Nessa medida, as atitudes sociais das pessoas com as quais esses estudantes convivem no cotidiano escolar têm especial importância. Estudos sobre as atitudes sociais de professores, bem como de outros indivíduos já adultos, têm avançado graças a algumas ferramentas de mensuração de atitudes sociais. O estudo das atitudes sociais de crianças em relação a inclusão ainda é escasso e uma das razões é a inexistência de instrumento validado para a mensuração desse fenômeno. Assim, é propósito do presente projeto, validar a Escala Infantil de Atitudes Sociais em relação à Inclusão, que já vem sendo utilizada em alguns estudos, ainda que não tenha sido devidamente validada, segundo procedimentos estatísticos convencionais. A escala será aplicada a cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental, servindo os dados para a realização de análise de itens, estudo da fidedignidade e da validade da escala, padronização da escala e elaboração de um Manual de orientação para a aplicação e análise de dados. (AU)