Busca avançada
Ano de início
Entree

A Dramaturgia do Performer - aprofundando a pesquisa no experiencial, afeto e dramaturgia no contexto da criação (processual) em dança.

Processo: 19/18875-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Verônica Fabrini Machado de Almeida
Beneficiário:Melina Scialom
Supervisor no Exterior: Angelique Willkie
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Concordia University, Canadá  
Vinculado à bolsa:16/08669-5 - Dramaturgia na dança: investigando tensões em movimento e as interfaces entre dança, teatro e noções expandidas de dramaturgia, BP.PD
Assunto(s):Processo criativo

Resumo

O presente projeto é uma proposta para um estágio de pós-doutorado de seis meses na Concordia University em Montreal, Canadá, no Departamento de Dança Contemporânea e em dois de seus centros de pesquisa - LePARC e SenseLab. Este estágio visa complementar meu presente projeto de pós-doutorado em dramaturgia da dança, tanto em discussões teóricas quanto investigações práticas. Nesse estágio proponho colaborar com as pesquisadoras Angélique Willkie (Departamento de Dança Contemporânea), co-diretora do LePARC - Performing Arts Research Cluster (Grupo de Artes do Espetáculo) e Erin Manning (Departamento de Artes Visuais), diretora do SenseLab, duas pesquisadoras e artistas renomadas que tem realizado pesquisas importantes e significativas em dramaturgia da dança e colaborações interdisciplinares nas artes do espetáculo (Wilkie); e no campo da filosofia, "research-creation", experiência e afeto (Manning). As supervisoras foram escolhidas considerando a vasta experiência, enquanto artistas e acadêmicas, nos temas relacionados à minha pesquisa em dramaturgia da dança e afeto (teoria dos afetos). Durante esse estágio irei realizar atividades práticas e teóricas de exploração do movimento e afeto em relação à dramaturgia da dança, que responde as metodologias de Pesquisa Incorporada e Prática-como-Pesquisa que venho aplicando no meu presente pós-doutorado. Além disso, proponho também compartilhar meus conhecimentos com os grupos de pesquisa locais, visando recolher novas perspectivas sobre o trabalho que venho desenvolvendo para que estes reflitam em minha produção científica e artística.