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MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas

Processo: 19/24320-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Bárbara Christófalo Ferreira Pôrto
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/14271-2 - MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas, AP.R
Assunto(s):Teletandem   Corpus   Coleta de dados   Estudos de gênero

Resumo

Dados digitais que sejam de acesso livre para que qualquer pesquisador interessado possa usar, modificar e compartilhar (Open Knowledge, 2013) significa que o termo "dados de pesquisa" precisa, primeiramente, incluir dados que já foram coletados, anonimizados, processados, anotados, interpretados e disponibilizados para a comunidade científica e, em segundo lugar, a noção de que os dados de pesquisa formam um ciclo de dados que pode ser interrogado sob múltiplas perspectivas. A organização do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus), oriundo do projeto FAPESP # 16/18705-9, resulta em um corpus composto por dados orais e escritos de 282 aprendizes de línguas estrangeiras (inglês e português) coletados durante sessões orais de teletandem (Telles, 2006) entre 2012 e 2015 no campus da UNESP/São José do Rio Preto (https://teletandemriopreto.wixsite.com/ibilce). O corpus apresenta um total de 581 horas de interação oral, 666 diários de aprendizagem, 351 conversas pela ferramenta de chat, 956 textos escritos por estudantes brasileiros em inglês e revisados por estudantes proficientes em três versões (inicial, revisada e final), 91 questionários iniciais e 41 questionários finais. O presente projeto tem por objetivos (I) interrogar o corpus MulTeC sob a perspectiva dos estudos de gêneros com base sociorretórica; (II) divulgar o corpus para que outros pesquisadores possam interrogá-lo com base em diferentes embasamentos teórico-metodológicos.