Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas anisotrópicas bimetálicas (Au/Pd) para investigação de processos catalíticos através de espectroscopia Raman intensificada por superfície (SERS)

Processo: 19/21939-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Paola Corio
Beneficiário:Dieric dos Santos de Abreu
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/21070-5 - Espectroscopia vibracional com resolução espacial, AP.TEM
Assunto(s):Espectroscopia Raman amplificada por superfície   Nanopartículas metálicas   Ouro   Chumbo   Espectroscopia vibracional   Microscopia eletrônica de transmissão   Microscopia eletrônica de varredura

Resumo

O foco deste plano de trabalho reside no estudo sistemático de procedimentos de síntese de nanomateriais formados por nanopartículas metálicas anisotrópicas Au/Pd (combinando assim as propriedades plasmônicas do Au às propriedades catalíticas do Pd) imobilizadas em diferentes suportes através de ligantes visando aplicações específicas como materiais catalíticos e SERS-ativos. Serão avaliadas diferentes rotas para a funcionalização química dos suportes (nanomateriais de carbono, sílica ou titânia) para a ligação covalente e/ou eletrostática das diferentes nanoestruturas metálicas, visando a formação de nanoestruturas híbridas estáveis e funcionais. Os compósitos preparados serão caracterizados por técnicas de espectroscopia vibracional (Raman e infravermelho) e técnicas de microscopia eletrônica de transmissão e varredura, e seu desempenho em processos catalíticos e fotocatalíticos será avaliado. Dentre as reações a serem investigadas, ressaltamos o processo de fotorredução do CO2. Busca-se ainda o estudo do mecanismo dos processos catalisados in situ através do efeito SERS. (AU)