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A reforma do liceu francês (2017-2021) na perspectiva dos estudantes: flexibilização e empregabilidade

Processo: 19/04115-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Débora Cristina Goulart
Beneficiário:Débora Cristina Goulart
Anfitrião: Christian Laval
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Assunto(s):Flexibilização   Política educacional   Empregabilidade   França

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a reforma do liceu francês em implantação durante o período 2017-2020 sob a perspectiva dos estudantes. Esta política educacional consiste na alteração da concepção deste nível de ensino com a mudança do currículo, avaliações estudantis e do baccalauréat e está articulada à introdução de novos critérios para a distribuição das vagas no ensino superior com a nova plataforma de candidaturas - o Parcoursup. Desde os anos 1980, o sistema educacional francês ampliou o acesso e escolarização e, ao mesmo tempo, aprofundou a seletividade das carreiras de formação geral universitária diante da formação profissionalizante de curta duração. A recente reforma parece aprofundar elementos das reformas do liceu geral e professional dos anos 2000 como a autonomia dos estabelecimentos, mas inova ao flexibilizar as escolhas de percursos dos estudantes e ao mudar a forma do baccalauréat. Adotamos como método de análise a mesoabordagem relacionando diferentes esferas de implementação da política educacional para compreender como os estudantes percebem a Reforma do liceu com foco na categoria de empregabilidade, a partir da avaliação de sua formação, escolha dos percursos escolares e perspectivas profissionais.