Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por asteroides nas imagens do S-PLUS usando o software THOR

Processo: 19/23141-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 10 de abril de 2020
Vigência (Término): 09 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Fábio Rafael Herpich
Supervisor no Exterior: Mario Juric
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Washington, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/21661-9 - Catalogação de Fontes Variáveis e Ciência Tipo IFU em Levantamentos Fotométricos Multibanda., BP.PD
Assunto(s):Asteroides   Sistema solar

Resumo

Vários novos instrumentos foram ou estão sendo desenvolvidos com o objetivo de identificar corpos do Sistema Solar potencialmente perigosos para a Terra. Os principais exemplos são os surveys Pan-STARRS e LSST - sendo que o último irá aumentar aumentar o número de corpos menores conhecidos por pelo menos uma ordem de magnitude. O S-PLUS, o primeiro survey liderado pelo Brasil e que está observando o hemisfério sul em 12 bandas, sendo financiado majoritariamente pela FAPESP, também pode dar uma contribuição efetiva nesta direção dado o grande número de corpos menores do Sistema Solar presentes nos dados já obtidos. Somente no primeiro primeiro release de dados do survey, DR1, com 336 graus quadrados, uma análise preliminar aponta para a existência de até 10000 asteroides. Este projeto tem por objetivo financiar um BEPE de 6 meses para o pos-doc Fabio Herpich na U. de Washington, em Seattle, para trabalhar com o Dr. Mario Juric, o Cientista Chefe do gerenciamento de Dados do projeto LSST. O objetivo é aplicar o mesmo código escrito para o LSST para a detecção de corpos menores do Sistema Solar nos dados do S-PLUS. Fabio Herpich foi contratado para trabalhar com a ciência em variabilidade, com o objetivo principal de caracterizar estrelas variáveios nos dados do S-PLUS - em linha com o projeto proposto aqui, de detectar e caracterizar asteroides.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, C. E.; ZARITSKY, D.; DONNERSTEIN, R.; ZHANG, H.; DEY, A.; DE OLIVEIRA, C. MENDES; SAMPEDRO, L.; MOLINO, A.; COSTA-DUARTE, M. V.; COELHO, P.; CORTESI, A.; HERPICH, F. R.; HERNANDEZ-JIMENEZ, J. A.; SANTOS-SILVA, T.; PEREIRA, E.; WERLE, A.; OVERZIER, R. A.; FERNANDES, R.; CASTELLI, A. V. SMITH; RIBEIRO, T.; SCHOENELL, W.; KANAAN, A. One Hundred SMUDGes in S-PLUS: Ultra-diffuse Galaxies Flourish in the Field. ASTROPHYSICAL JOURNAL SUPPLEMENT SERIES, v. 247, n. 2 APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.