Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de anticorpos anti-ZIKV na modulação da variabilidade genética intra-hospedeiro de DENV-2

Processo: 19/21711-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Maurício Lacerda Nogueira
Beneficiário:Beatriz de Carvalho Marques
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Anticorpos antivirais   Variação genética   Dengue   Vírus Zika
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anti-ZIKV | Dengue | Denv2 | Variabilidade Genética | Virologia

Resumo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as doenças transmitidas por vetores constituem mais de 17% de todas as doenças infecciosas, causando 700.000 mortes por ano. Dentre essas doenças, as arboviroses consistem em infecções virais transmitidas por vetores artrópodes em ciclos de transmissão entre o vírus, um hospedeiro invertebrado e um vertebrado. A Dengue é uma arbovirose sistêmica aguda responsável por causar cerca de 390 milhões de infecções anualmente. O Vírus Zika é outro arbovírus responsável por gerar uma importante preocupação para a saúde pública global. A variação genética intra-hospedeiro dos arbovírus ainda não é muito clara, tornando-se necessário entender as forças evolutivas que moldam as populações virais e a dinâmica populacional existente para a sua transmissão entre os indivíduos. Assim, o objetivo geral deste projeto consiste em avaliar a variabilidade genética intra-hospedeiro do sorotipo 2 do vírus da Dengue em pacientes com doença aguda que apresentam sorologia positiva contra o Vírus Zika. A descoberta desses processos ajudará a entender como os vírus geram novas variantes antigênicas, desenvolvem novas rotas de transmissão e emergem em novos hospedeiros, assim como a entender à evasão imunológica, fornecendo novas perspectivas na avaliação da infecção, patogênese da doença, vacina ou eficácia terapêutica em indivíduos com Dengue ou outras infecções virais relacionadas como a febre do Zika. A execução e as conclusões desse projeto permitirão publicações de interesse mundial, sendo que as técnicas experimentais a serem realizados, somados às diversas colaborações científicas que o projeto permite, corroboram a exequibilidade e a multidisciplinaridade dos estudos ao nível de doutorado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, BEATRIZ DE CARVALHO; SACCHETTO, LIVIA; BANHO, CECILIA ARTICO; ESTOFOLETE, CASSIA FERNANDA; DOURADO, FERNANDA SIMOES; CANDIDO, DARLAN DA SILVA; DUTRA, KARINA ROCHA; DA SILVA SALLES, FLAVIA CRISTINA; DE JESUS, JAQUELINE GOES; SABINO, ESTER CERDEIRA; et al. Genetic differences of dengue virus 2 in patients with distinct clinical outcome. Brazilian Journal of Microbiology, v. N/A, p. 9-pg., . (19/21711-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.