Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação do leitor e o desenvolvimento de competências linguísticas

Processo: 19/20587-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Bruna de Mattei Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Bibliotecas públicas   Biblioteca escolar   Formação de professores   Práticas pedagógicas   Entrevistas (psicologia)   Campinas (SP)

Resumo

O presente projeto de pesquisa para Iniciação Científica tem o objetivo de realizar um levantamento das bibliotecas que a cidade de Campinas tem em funcionamento - bibliotecas públicas e bibliotecas em escolas públicas - para atendimento de crianças e adolescentes. No que se refere aos objetivos específicos, apresenta-se: (I) identificar e localizar as bibliotecas encontradas; (II) conhecer o funcionamento de cada uma em relação ao atendimento ao público, bem como seu acervo. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Por meio de buscas pela internet, será feita a localização e quantificação das bibliotecas públicas, bem como a identificação das escolas municipais e estaduais da cidade que têm biblioteca em funcionamento. A confirmação sobre a existência de biblioteca nas instituições mencionadas será feita por e-mail ou telefone. A partir da identificação e da localização das bibliotecas da cidade, serão realizadas visitas e entrevistas não estruturadas com os (as) bibliotecários (as) responsáveis para conhecer, mais de perto, o funcionamento de cada uma. Espera-se discutir a oferta de bibliotecas para a população campineira, a formação do leitor, a educação literária, bem como o desenvolvimento de competências linguísticas, contribuindo para a formação de professores. Espera-se ainda contribuir para o campo das políticas educacionais.