Bolsa 19/02182-5 - Corrosão, Resistência à corrosão - BV FAPESP
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Investigação dos mecanismos de corrosão e do efeito da soldagem por fricção e mistura (FSW) na resistência à corrosão em ligas leves (Al e Mg) para uso na indústria aeronáutica

Processo: 19/02182-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Isolda Costa
Beneficiário:Maurilio Pereira Gomes
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corrosão   Resistência à corrosão   Soldagem por fricção   Ligas leves   Alumínio   Magnésio   Aeronáutica   Método eletroquímico   Microscopia eletroquímica de varredura   Espectroscopia de impedância eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corrosão localizada | Fsw | Leis | Ligas de alumínio | Secm | Svet | Corrosão

Resumo

A soldagem por fricção e mistura (FSW) é um processo que tem se demonstrado bastante eficiente quando o intuito é unir ligas de alumínio de alta resistência, principalmente por evitar a formação defeitos de soldas originários de técnicas convencionais de soldagem. O interesse naquele processo de soldagem teve um aumento significativo nos últimos anos por parte das indústrias de um modo geral, mas principalmente pela indústria aeroespacial. Isto é justificado pelo fato da soldagem das ligas de alumínio pela técnica FSW permitir (i) a redução do peso das aeronaves por meio da substituição dos rebites e (ii) a utilização de diferentes ligas de alumínio que possuem baixa densidade específica e alta resistência mecânica. Porém, mesmo a FSW possibilitando a junção de parte metálicas sem a sua efetiva fusão - solda no estado semissólido - que teoricamente resulta na obtenção de um cordão de solda isento de defeitos, o calor resultante do atrito da ferramenta com o material a ser soldado provoca mudanças microestruturais ao longo do cordão de solda. Isto, por sua vez, ocasiona variações nas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão da região soldada. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar a influência do processo de FSW na formação das diferentes zonas geradas ao longo da região de solda, inclusive as diferentes interações entre estas regiões por métodos eletroquímicos, com enfoque em técnicas eletroquímicas localizadas. Para alcançar tais objetivos, serão utilizadas as técnicas de microscopia eletroquímica de varredura (SECM), espectroscopia de impedância eletroquímica local (LEIS), varredura pelo eletrodo vibrante (SVET) e microcélula. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Maurilio Pereira. Investigação dos mecanismos de corrosão do magnésio puro e o efeito da soldagem por fricção e mistura (FSW) na resistência à corrosão da liga de alumínio 2524-T3. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.

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