Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades de nanofios de análogos de Azul da Prússia para oxidação de água

Processo: 19/20688-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Juliano Alves Bonacin
Beneficiário:Daniel Esteves Bessa Moreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Emissão de gases   Aquecimento global   Energia   Energia renovável   Eletrocatálise   Reação do azul da Prússia   Sustentabilidade

Resumo

A matriz energética mundial foi desenvolvida a base de combustíveis fósseis. Embora sejam relativamente baratos e observa-se uma correlação entre aumento da emissão de gases provenientes de sua queima e o aquecimento global. Diante desse cenário, é necessário substituir a matriz energética atual por tecnologias que sejam sustentáveis. A utilização de hidrogênio (H2) vem ganhando destaque no cenário mundial pelo fato de produzir energia renovável e limpa, uma vez que o único produto de sua reação com o oxigênio é a água. Entretanto, grande parte da produção mundial de H2 (cerca de 95%) ainda é proveniente da utilização de combustíveis fósseis. Uma alternativa para eliminar esse problema é a obtenção de H2 a partir do processo de eletrólise da água (water splitting). O grande limitante desse processo é a etapa de oxidação da água, que apresenta cinética lenta e não é termodinamicamente favorável, sendo necessária a utilização de catalisadores. Neste projeto, busca-se desenvolver catalisadores com estruturas morfológicas controladas baseadas em análogos de cobalto Azul da Prússia para aplicações em estudos de reação de oxidação da água. Neste sentido, busca-se explorar e estudar catalisadores com diferentes morfologias e como o controle morfológico influencia no desempenho eletrocatalítico em reações de oxidação da água. Com isso, busca-se sintetizar catalisadores nanoestruturados do tipo nanocubos, nanocubos ocos e nanofios, sendo os mesmos posteriormente calcinados em diferentes temperaturas levando a formação de óxido de cobalto com diferentes estruturas cristalinas. Será investigado também como a vacância de cianeto interfere nos processos de oxidação de água. Como consequência, esperamos produzir avanços significativos na área de oxidação da água e produção de energia limpa, contribuindo com a publicação de artigos científicos de alto impacto e patentes. Por fim, esperamos um desenvolvimento profissional e acadêmico de altíssimo nível para o candidato desse projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMBIAZI, PRISCILLA J.; APARECIDO, GABRIEL DE O.; FERRAZ, THIAGO V. DE B.; SKINNER, WILLIAM S. J.; YOSHIMURA, RAFAEL G.; MOREIRA, DANIEL E. B.; GERMSCHEIDT, RAFAEL L.; NASCIMENTO, LUCAS L.; PATROCINIO, ANTONIO OTAVIO T.; FORMIGA, ANDRE L. B.; BONACIN, JULIANO A. Electrocatalytic water oxidation reaction promoted by cobalt-Prussian blue and its thermal decomposition product under mild conditions. DALTON TRANSACTIONS, v. 49, n. 45, p. 16488-16497, DEC 7 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.