Bolsa 19/18013-8 - Etiologia, Neoplasias da medula óssea - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização imunofenotípica e molecular de subpopulações de monócitos em neoplasias mieloproliferativas

Processo: 19/18013-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Fabíola Attié de Castro
Beneficiário:Vitor Leonardo Bassan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Etiologia   Neoplasias da medula óssea   Monócitos   Inflamação   Fisiopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamação | monócitos | mutação JAK2V617F | Neoplasias mieloproliferativas | oncoinflamaçao | patogênese | Fisiopatologia de Doenças

Resumo

Neoplasias Mieloproliferativas (NMPs) são desordens hematológicas clonais decorrentes de mutações genéticas na célula-tronco hematopoética (stem cell) que promovem a hiperproliferação celular e o acúmulo de células mielóides precursoras e maduras na medula óssea e no sangue periférico. As NMPs BCR-ABL1 negativas clássicas, neste trabalho, são representadas pelas neoplasias Policitemia Vera (PV), Trombocitemia Essencial (TE) e Mielofibrose Primária (MFP), cuja fisiopatologia está associada às alterações envolvendo as proteínas Janus Quinases (JAK), CALR, MPL e complexos epigenéticos reguladores da proliferação celular, como as enzimas TET2. Dentre estas alterações, a mutação JAK2V617F é a mais frequente, conferindo à stem cell a capacidade de proliferar de maneira autônoma e exacerbada, resultando na produção em excesso de uma das linhagens hematopoéticas mielóides. Apesar da hematopoese desregulada ser atribuída principalmente às mutações genéticas na stem cell, anormalidades no sistema imune e nas células que compõem o microambiente medular parecem contribuir para a fisiopatologia destas doenças. Recentemente, as NMPs foram consideradas doenças pré-leucêmicas oncoinflamatórias, dotadas de níveis séricos de citocinas elevados e atividade inflamatória exacerbada, que parecem contribuir para a instabilidade genética e o aumento do risco de trombose, hemorragia e outras alterações cardiovasculares. As populações de monócitos humanos, subdivididas em clássicos, intermediários e não clássicos, têm sido envolvidas na gênese e na modulação de diversas condições inflamatórias crônicas, autoimunes e neoplásicas. Embora estudos evidenciem a presença de acentuada monocitose em pacientes portadores de NMPs, o perfil fenotípico e molecular destas células durante estas condições ainda não foi elucidado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar o perfil imunofenotípico, secretório e molecular de monócitos do sangue periférico de pacientes com PV, TE, MFP e indivíduos saudáveis. Os monócitos serão submetidos à imunofenotipagem para a determinação das populações circulantes, bem como à quantificação da expressão de citocinas relacionadas com os diferentes fenótipos adquiridos por monócitos (IL-1beta, IL-6, IL-8, IL-12, TNF-alfa, TGF-beta) e enzimas de regulação epigenética (DNMT3A, DNMT3B, HDAC1, HDAC2) por Real Time PCR. Ainda, será feito o ensaio de fagocitose e o tratamento dos monócitos com agente hipometilante e com inibidor de JAK2 a fim de esclarecer sua influência sobre a atividade efetora dos monócitos. Os resultados obtidos auxiliarão na compreensão a respeito da participação de células imunológicas na fisiopatologia das NMPs e na elucidação da contribuição dos monócitos para o perfil oncoinflamatório destas doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSAN, VITOR LEONARDO; BARRETTO, GABRIEL DESSOTTI; DE ALMEIDA, FELIPE CAMPOS; BONINI PALMA, PATRICIA VIANNA; BINELLI, LARISSA SARRI; LETTIERI DA SILVA, JOAO PAULO; FONTANARI, CAROLINE; CASTRO, RICARDO CARDOSO; DE FIGUEIREDO PONTES, LORENA LOBO; FRANTZ, FABIANI GAI; et al. Philadelphia-negative myeloproliferative neoplasms display alterations in monocyte subpopulations frequency and immunophenotype. MEDICAL ONCOLOGY, v. 39, n. 12, p. 12-pg., . (18/19714-7, 13/08135-2, 19/18013-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSAN, Vitor Leonardo. Caracterização imunofenotípica e molecular de subpopulações de monócitos em Neoplasias Mieloproliferativas. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.