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Formação de professores de química para a equidade educacional: em foco a educação para a sustentabilidade e a universalização dos direitos humanos

Processo: 19/22848-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 04 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 03 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Amadeu Moura Bego
Beneficiário:Amadeu Moura Bego
Pesquisador Anfitrião: Katherine K. Merseth
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Harvard University, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino de química   Direitos humanos   Sustentabilidade   Equidade educacional   Formação de professores   Organização das Nações Unidas (ONU)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Equidade Educacional | Estudo etnográfico | formação de professores | Onu | Sustentabilidade | Ensino de Química

Resumo

Um dos principais objetivos da educação para a sustentabilidade é promover o desenvolvimento da consciência crítica da sociedade no sentido do comprometimento com questões ambientais em sua inter-relação com os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. A perspectiva de associação entre a proteção ambiental e os direitos humanos (DH) tem ganhado relevância à medida em que a comunidade acadêmica vem tomando consciência de que a degradação do meio ambiente se impõe com uma barreira ao pleno gozo de direitos e liberdades pelos seres humanos. Dentre os diversos fatores apontados para o tímido avanço da educação para a sustentabilidade e para os DH, a questão da formação dos professores é destacada como bastante problemática. O presente projeto de pesquisa, a ser desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa Internacional entre o Instituto de Química da Unesp e a Harvard Graduate School of Education firmada no convênio CAPES-PRINT-UNESP, visa avaliar as características e as potencialidades do programa de formação de professores desenvolvido pela Universidade de Harvard denominado Harvard Teacher Fellows (HTF) no tocante à atuação para a equidade educacional. Propõe-se a realização de um estudo etnográfico de tipo interpretativo, com o intuito da imersão em ambiente institucional singular de modo a conduzir observações e levantamentos que gerem descrições ricas e densas acerca do Programa HTF, a partir de diferentes técnicas etnográficas de coleta de dados. A análise de dados se pautará nos princípios da análise etnográfica teórica e da triangulação. (AU)

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