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Análise do processo criativo e da forma em Khorwa-Myalwa, para flauta baixo e eletrônica, de Mikhail Malt

Processo: 19/20685-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Lucas Quinamo Furtado de Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sonologia   Flauta   Composição musical   Análise espectral   Entrevistas (psicologia)

Resumo

Esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a peça Khorwa-Myalwa, para flauta baixo e eletrônica, do compositor Mikhail Malt; bem como os processos criativos envolvidos em sua escrita. A composição da peça teve como ponto de partida poético a leitura do texto tibetano Longchen Nyingtik Ngöndro, que serviu de suporte estrutural para a eletrônica, através de uma gravação da leitura do texto, estabelecendo assim também a forma da peça. Malt fez uso de diversos processos de modelagem durante a escrita da peça, como, por exemplo, o uso de curvas de intensidade para parametrizar acontecimentos sonoros, ou a transcrição melódica da eletrônica para a escrita da flauta. Como fundamentação teórica para o trabalho, apresentamos noções de formalização musical advindas de Hiller e Xenakis, além de noções de modelização provenientes da música espectral. A análise da peça envolverá uma análise formal, amparada pela partitura, pela escuta e pelo uso de descritores de áudios; já a análise do processo criativo se dará através do contato direto com o compositor, que disponibilizará também alguns de seus rascunhos (dentre estes incluem-se rascunhos em papel, patches, arquivos de áudio e qualquer matéria que tenha sido utilizado na composição da peça e que possa nos fornecer informações importantes acerca do processo criativo) e que também deixou em aberto a possibilidade de uma entrevista. Uma peça para flauta e eletrônica será composta ao longo do trabalho, sob a influência dos resultados obtidos nas análises. (AU)