Busca avançada
Ano de início
Entree

O transplante de gordura como estratégia para restaurar a fertilidade dos camundongos BTBR ob/ob e aumentar o pool destes animais no biotério

Processo: 19/12636-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Érika Bevilaqua Rangel
Beneficiário:Maria Theresa Araújo Balby Rocha
Instituição-sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Diabetes mellitus   Fertilidade   Leptina   Gorduras   Biotério   Camundongos

Resumo

O camundongo BTBRob/ob (black and tan, obese, tufted) caracteriza-se por uma mutação no gene de leptina (Lepob), que o torna knockoutpara este gene. Devido a essa mutação, o camundongo BTBRob/ob apresenta uma série de características, como: hiperfagia, hiperglicemia, intolerância à glicose, hiperisulinismo, hipertrigliceridemia, cicatrização comprometida, albuminúria, hipotermia e aumento da produção dos hormônios da hipófise e supra-renais. Ademais, esses animais caracterizam-se por possuir uma subfertilidade secundária relacionada ao hipogonadotrófico, pois a leptina - hormônio sintetizado pela gordura tem ação direta no sistema nervoso central (SNC) por meio da liberação do hormônio GnRH e consequente liberação do hormônio luteinizante (LH) e folículo estimulante (FSH). Diversas estratégias foram testadas com objetivo de restaurar a fertilidade camundongos ob/ob, dentre elas: a restrição alimentícia desses animais e o tratamento com leptina (humana e murina) recombinante. Outra estratégia a ser utilizada é o transplante de gordura de camundongos (ob/?) para camundongos (ob/ob), que já foi demostrado por outros estudos, que restaurou a fertilidade desses animais, que reduziu o peso desses animais e que aumento a concentração plasmática de leptina. No entanto, a maioria desses estudos apresentam lacunas, como a não determinação a quantidade de gordura e do tempo necessário para o transplante de gordura ser de fato efetivo para o transplante funcionar. Dessa maneira, por meio de restauração da fertilidade desses animais, espera-se o aumento do pool de camundongos BTBRob/ob utilizado no biotério.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAVIO-SILVA, CHRISTIAN; BEYERSTEDT, STEPHANY; SOINSKI-SOUSA, POLIANA E.; CASARO, EXPEDITO B.; BALBY-ROCHA, MARIA THERESA A.; SIMPLICIO-FILHO, ANTONIO; ALVES-SILVA, JAMILLE; RANGEL, ERIKA B. Mesenchymal Stem Cell Therapy for Diabetic Kidney Disease: A Review of the Studies Using Syngeneic, Autologous, Allogeneic, and Xenogeneic Cells. STEM CELLS INTERNATIONAL, v. 2020, NOV 20 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.