Busca avançada
Ano de início
Entree

O comportamento do fogo e as respostas da vegetação em queimas experimentais sobre ambientes de Savana Amazônica mediante sensoriamento remoto e aquisição de dados in situ

Processo: 19/07357-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Daniel Borini Alves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06743-0 - Como a época do fogo afeta a vegetação do cerrado?, AP.JP
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Queimada   Savana   Cerrado   Amazônia Meridional

Resumo

A presente proposta busca avaliar o comportamento do fogo e as respostas da vegetação em diferentes épocas do ano (início da seca, queima de manejo habitual; e final da seca, incêndio habitual) em ambientes de Savana Amazônica sob uma nova abordagem: vinculando o monitoramento de variáveis derivadas de sensoriamento remoto com a aquisição multitemporal de dados in situ. A área de estudo é o maior enclave de Cerrado da Amazônia Meridional (Parque Nacional dos Campos Amazônicos), em fisionomias de Savana aberta. Um total de 24 parcelas (100x100 metros) foram estabelecidas (12 para cada tratamento), além de seis parcelas que não serão queimadas. Serão levantadas variáveis in situ associadas ao comportamento do fogo (intensidade, velocidade de propagação, altura das chamas, entre outras), além do acúmulo de material combustível fino e a severidade do fogo em distintos estratos da vegetação. Estas variáveis serão relacionadas com a derivação de índices espectrais de produtos de sensoriamento remoto habitualmente utilizados para o monitoramento de áreas afetadas pelo fogo. Nesta nova abordagem, integra-se a sistematização multitemporal de dados in situ em uma perspectiva de validação dos dados de satélite, reforçando o potencial de extrapolação dos dados experimentais para a paisagem, aprimorando desta maneira, a capacidade de interpretação do comportamento do fogo e seus efeitos na regeneração da vegetação. Será ainda a primeira pesquisa a reportar um conjunto de queimas experimentais em ambientes de Savana Amazônica, avançando no comparativo com resultados obtidos em outras experimentações conduzidas em áreas core do Cerrado. Os avanços metodológicos-científicos contribuirão na consolidação de protocolos de pesquisa e monitoramento para a implementação de planos de manejo de fogo, dando suporte a gestão territorial de unidades de conservação nacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTORIO, RAQUEL; PEREZ-CABELLO, FERNANDO; ALVES, DANIEL BORINI; GARCIA-MARTIN, ALBERTO. Unitemporal approach to fire severity mapping using multispectral synthetic databases and Random Forests. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, v. 249, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.