Bolsa 19/09513-7 - História política, Grupos sociais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Os debates sobre raça e classe pelos intelectuais comunistas: impressos e redes de sociabilidade no Brasil (1937-1957)

Processo: 19/09513-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marisa Midore Deaecto
Beneficiário:Geferson Santana de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História política   Grupos sociais   Intelectuais   Partido Comunista do Brasil   Relações étnicas e raciais   Sociabilidade   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classe e raça | Impressos | Intelectuais comunistas | Redes de Sociabilidade | História da Bahia; História Política; História do Livro e da Leitura.

Resumo

A presente proposta de pesquisa visa analisar a atuação dos intelectuais comunistas baianos Jorge Amado, Edison Carneiro e Aydano do Couto Ferraz em torno de uma agenda do Partido Comunista do Brasil (PCB) no que tange aos debates sobre as questões raciais e de classe, no Brasil, entre os anos de 1937 a 1957. Partiremos das publicações impressas (livros, revistas e jornais) para entender quais foram as ideias que fizeram circular no mercado editorial do país. Também faremos um mapeamento das redes de sociabilidade que os sujeitos da pesquisa foram membros entre as décadas de 1930 e 1950 como: União das Seitas Afro-Brasileiras, II Congresso Afro-Brasileiro (Salvador), Teatro Experimental do Negro (TEN) e demais espaços que circularam como redação dos periódicos, cafés, bares e agremiações literárias. Com o intuito de reforçar nosso corpo documental, faremos uso de diversas fontes, para além dos impressos, como cartas trocadas entre os sujeitos da pesquisa e intelectuais importantes do período como Arthur Ramos e Mario de Andrade. Empreendemos uma seleção criteriosa de biografias e autobiografias sobre a atuação político-intelectual dos militantes baianos. Buscamos, além disso, compreender de que modo os comunistas organizaram suas memórias sobre o partido e os diversos debates que perpassaram por sua agenda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Geferson Santana de. Os intelectuais comunistas e as questões raciais no Brasil. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.