Busca avançada
Ano de início
Entree

O Clube Agrícola Escolar Hélio Morganti: práticas de formação da mentalidade ruralista na escola primária (Araraquara- SP, 1953 - 1969)

Processo: 19/13795-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Tarcisio dos Santos da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   História da educação   Escola rural   Agricultura   São Paulo

Resumo

Este projeto de pesquisa de iniciação científica objetiva reconstituir aspectos da história dos Clubes Agrícolas no estado de São Paulo por meio do estudo do Clube Agrícola Hélio Morganti que funcionou no Grupo Escolar Rural "Comendador Pedro Morganti", Araraquara - SP, no período de 1953 a 1969, considerando as finalidades, as normatizações, os agentes responsáveis pela sua implementação e as práticas agrícolas e educativas desenvolvidas. A investigação pretende também reunir e analisar a normatização para a criação e o funcionamento dos clubes agrícolas no estado de São Paulo visando a compreender o funcionamento do Clube Agrícola Hélio Morganti e a atuação do Ministério da Agricultura (Secretaria Estadual de Agricultura) e da Secretaria de Educação em relação a essas entidades no estado de São Paulo e contribuir com a história da educação rural no estado de São Paulo. O projeto fundamenta-se na abordagem identificada como "nova história cultural" e utilizará como corpus documental a legislação do estado de São Paulo e documentos sobre o clube agrícola encontrados no arquivo escolar pertencente ao Grupo Escolar Rural "Comendador Pedro Morganti" envolvendo atas de reuniões do clube, registro de sócios, relação de doações, correspondências, relação de materiais, relatórios, entre outros.