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Intervenção educativa do enfermeiro por meio de história em quadrinhos sobre cirurgia: conhecimento das crianças e seus país

Processo: 19/16950-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marla Andréia Garcia de Avila
Beneficiário:Vanessa Natsumi Mizobata
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem perioperatória   Crianças   Práticas pedagógicas   Inquéritos e questionários   Ensaio clínico controlado aleatório
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:children | Perioperative nursing | surgery | Enfermagem Perioperatória

Resumo

Considerando que as crianças não são acompanhadas pelos seus pais durante a cirurgia, a visita pré-operatória tem o objetivo de preparar e encorajar a criança e seus familiares para a cirurgia. No planejamento da avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos faz-se necessário utilizar uma linguagem adequada, sendo o lúdico uma possibilidade. Objetivo: Analisar a efetividade da orientação pré-operatória, realizada pelo enfermeiro, utilizando a revista em quadrinhos, no que se refere ao conhecimento sobre cirurgia. Método: Um ensaio clínico randomizado será realizado para verificar a ansiedade dos pais e ansiedade das crianças. Participarão crianças de 7 a 12 anos, estado físico ASA I e II, segundo a classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA), a serem submetidas a procedimentos cirúrgicos eletivos com previsão de cirurgia de até 02 horas. Os Critérios de inclusão dos pais são: criança deve atender os critérios de inclusão, ter 18 anos ou mais, ser alfabetizado e comunicar-se verbalmente. Será aplicado primeiramente um questionário composto pela caracterização sociodemográfica das crianças e pais e posteriormente conhecimento sobre cirurgia. O cálculo amostral foi determinado em 30 crianças e seus respectivos pais. Resultados Esperados: Espera-se que o material educativo seja uma ferramenta didática simples e de livre acesso a ser utilizada. Além disso, pode ser incorporado ao cuidado de enfermagem ao paciente pediátrico e subsidiar novos estudos. (AU)

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