Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhoramento moral, status moral, complexidade e teoria das virtudes

Processo: 19/22383-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Osvaldo Frota Pessoa Junior
Beneficiário:João Lourenço de Araujo Fabiano
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ética aplicada   Bioética   Desenvolvimento moral   Tecnologia

Resumo

A questão central que desejo investigar com minha pesquisa é a tensão entre a desejabilidade e os riscos do uso da tecnologia para melhorar traços humanos fundamentais - isto é, o melhoramento humano. Para tanto, pretendo desenvolver quatro publicações sobre questões especificas relacionadas aos riscos do melhoramento moral (o melhoramento de disposições morais). Na primeira, pretendo argumentar que quando o melhoramento moral leva à elevação do status moral, um exame dos interesses individuais mostra que negligenciar efeitos sobre nossa identidade pessoal pode levar a consequências catastróficas. Em uma segunda publicação, argumentarei que (1) qualquer teoria adequada dos traços morais humanos, em um sentido descritivo, enfrenta grandes dificuldades epistêmicas, e (2) a modificação substancial dos traços morais é relativamente propensa a consequências inesperadas. Em seguida, farei uma publicação em que delineio prescrições positivas para evitar os riscos que investiguei acima. Estes riscos requerem o uso de um guia de segurança para o projeto de melhoria das disposições morais. Por fim, realizarei uma publicação que expande uma publicação anterior em coautoria com Anders Sandberg na qual irei investigar os efeitos em nível de grupo dos melhoramentos morais, aprimorando nosso modelo computacional anterior para incluir também interações entre grupos e reputação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANO, JOAO. Persons vs. supra-persons and the undermining of individual interests. JOURNAL OF VALUE INQUIRY, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.