Busca avançada
Ano de início
Entree

Feiras econômicas: a manifestação socioespacial do circuito inferior em Araraquara/SP

Processo: 19/24895-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Alves Orsi
Beneficiário:Renan Augusto Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Economia urbana   Economia solidária   Economia criativa   Desenvolvimento econômico   Desenvolvimento social   Feiras   Araraquara (SP)

Resumo

As práticas econômicas alternativas estão em evidência no contexto brasileiro do século XXI. Constatamos, nesse sentido, a existência de feiras econômicas em Araraquara que reforçam a temática que vamos destacar no projeto. Dessa maneira, sob o apoio de um governo municipal eleito em 2016 com o slogan "Cidade Solidária e Participativa", é necessário que se construam iniciativas de compreensão do fenômeno da Economia Solidária e Criativa no município de Araraquara. Para tanto, recorremos à Geografia para fornecer arcabouço teórico-metodológico de referência ao entendimento da problemática. Em específico à teoria dos circuitos econômicos de Milton Santos (1979), que constata, nos países subdesenvolvidos, a fragmentação da economia urbana em dois circuitos. Nossa proposta procura qualificar essas práticas econômicas como representativas do circuito inferior da economia urbana, que almeja fornecer ocupação nos circuitos gerais da produção de valores. A partir disso, com a realização de uma pesquisa empírica nas edições do "Rolêfeira" e aplicação de entrevistas e de questionários, temos por finalidade observar a importância desses empreendimentos enquanto estratégias de desenvolvimento econômico e social, bem como a própria interface de comunicação ampliada entre os sujeitos fundamentais deste fenômeno em parceria com o governo municipal. (AU)