Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da confiabilidade e modo de falha de pilares de zircônia sob diferentes condições de envelhecimento artificial

Processo: 19/19542-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Edmara Tatiely Pedroso Bergamo
Beneficiário:Marcus Vinicius Ramos Gouvea
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Implantes dentários   Resistência dos materiais   Fadiga   Zircônia   Envelhecimento artificial   Microscopia eletrônica de varredura   Difração por raios X

Resumo

A reabilitação da região anterior com implantes dentários tem despontado como um cenário desafiador devido a alta demanda estético-funcional atual. Nesse contexto, pilares à base de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por ítria (Y-TZP) vêm sendo amplamente indicados com intuito de suprir as desvantagens estéticas inerentes aos componentes metálicos. Ainda não há um consenso na literatura quanto a performance mecânica dos pilares de Y-TZP em relação ao titânio. Ademais, o contato direto desse material com o ambiente oral tem suscitado maior suscetibilidade à degradação em baixa temperatura (DBT). Assim, o presente estudo visa investigar a influência do envelhecimento em autoclave e reator hidrotérmico pressurizado na microestrutura e conteúdo cristalino, bem como na confiabilidade e modo de falha de pilares à base de Y-TZP. Para tanto, a microestrutura e o conteúdo cristalino dos pilares de Y-TZP serão determinados usando microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX), respectivamente. Em sequência, a confiabilidade de pilares de Y-TZP será calculada através da análise dos dados de vida de espécimes submetidos ao teste de fadiga acelerada progressiva. Análise fractográfica qualitativa será realizada em estereomicroscópio com luz polarizada e MEV. Todas as avaliações acima descritas serão realizadas em pilares de Y-TZP submetidos ou não a envelhecimento em autoclave e reator hidrotérmico pressurizado a 134oC, 2,2 bars por 20 horas para simular a DBT, assim como, comparar os resultados das diferentes metodologias de envelhecimento laboratorial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERGAMO, EDMARA T. P.; CAMPOS, TIAGO M. B.; LOPES, ADOLFO C. O.; CARDOSO, KARINA B.; GOUVEA, MARCUS V. R.; ARAUJO-JUNIOR, EVERARDO N. S. DE; WITEK, LUKASZ; GIERTHMUEHLEN, PETRA C.; COELHO, PAULO G.; JALKH, ERNESTO B. BENALCAZAR; et al. Hydrothermal aging affects the three-dimensional fit and fatigue lifetime of zirconia abutments. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 124, . (18/03072-6, 19/14798-0, 19/08693-1, 19/19542-4, 12/19078-7, 20/12874-9, 19/00452-5, 16/18818-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.