Bolsa 19/20586-6 - Formação de professores, Práticas pedagógicas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Afetividade, ensino e aprendizagem: influências e interdependências

Processo: 19/20586-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Larissa Gabriela Alves
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Práticas pedagógicas   Ensino e aprendizagem   Aprendizagem escolar   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emoções e Sentimentos na Escola | formação de professores | Praticas pedagogicas | Formação de Professores e Práticas Educacionais

Resumo

O projeto de pesquisa para Iniciação Científica tem o objetivo de analisar quais são os sentimentos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem que podem ser apreendidos em desenhos de alunos do Ensino Fundamental, de uma rede municipal de ensino. No que se refere aos objetivos específicos, apresenta-se identificar: (I) os elementos contidos nos desenhos; (II) como os estudantes percebem o ambiente de aprendizagem; (III) quem são representados como mediadores do processo de aprendizagem; (IV) quais as percepções dos estudantes sobre a relação com seu professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de análise documental. Os documentos analisados são de natureza pessoal - desenhos produzidos por alunos de 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de uma cidade no interior do estado de São Paulo. Esse material foi produzido em uma pesquisa anterior, que gerou grande quantidade de material empírico - 300 desenhos. O presente projeto de pesquisa realizará a análise de 100 desenhos. Por meio da construção de categorias, o material será analisado segundo as percepções dos alunos, registradas nos desenhos. No que se refere à relação figura-fundo, os elementos representados serão organizados para identificação do contexto (fundo) e da (s) figura (s) principal (is) (mediadores envolvidos). Espera-se aprofundar os estudos sobre a afetividade e os processos de ensino e aprendizagem, buscando contribuir para as reflexões no campo da formação de professores e das práticas pedagógicas, visando evidenciar o papel do professor e da escola na relação que os alunos estabelecem com os objetos de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)