Bolsa 19/26370-5 - Políticas públicas, Cognição musical - BV FAPESP
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Os efeitos sobre estruturas cerebrais, habilidades sociais e cognitivas em crianças expostas ao programa Guri Santa Marcelina na grande São Paulo: um estudo quase-experimental

Processo: 19/26370-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Graziela Bortz
Beneficiário:Rafael Angulo Condoretti Barros Novaes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/02133-4 - Os efeitos sobre estruturas cerebrais, habilidades sociais e cognitivas em crianças expostas ao Programa Guri Santa Marcelina na Grande São Paulo: um estudo quase-experimental, AP.PP
Assunto(s):Políticas públicas   Cognição musical   Habilidades sociais   Cognição   Programas sociais   Desenvolvimento infantil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição musical | Politicas Públicas | Programas sociais em música | Cognição Musical

Resumo

A pergunta que norteia este trabalho é: de que modo a participação no Programa Guri Santa Marcelina pode interferir no desenvolvimento de habilidades sociais, nas habilidades cognitivas e na estrutura cerebral de crianças entre 6 e 7 anos? Dentre os estudos observacionais utilizados na área de saúde, o desenho quase-experimental verifica a relação causal entre a exposição a uma situação e o prognóstico de um desfecho. Tem sido largamente utilizado em pesquisas nas situações em que conduzir um estudo de controle randomizado seria antiético. Tal estudo será utilizado aqui por questões inerentes ao processo de inscrição no Programa, prospectivamente ao longo do ano escolar de 2020, quando serão levantados os dados do grupo interno (50 crianças) exposto ao programa e do grupo de controle (100 crianças, das quais 50 randomizadas para MRI), para medir, por meio dessa observação, os efeitos que o preditor (estar exposto ao Programa) ocasiona sobre a variável de desfecho (habilidades sociais, cognitivas e mudanças na estrutura cerebral). Os pais ou responsáveis assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no momento da matrícula. São objetivos desta pesquisa: 1) avaliar os efeitos sociais do Programa Guri Santa Marcelina da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em crianças de 6 e 7 anos nas comunidades atendidas pelo programa por meio do critérios de classificação econômica da ABEP (2018), o questionário SDQ (Goodman &Goodman, 2011) de capacidades e dificuldades, o Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP; Borsa & Bandeira, 2014), memória de trabalho verbal (WISC-IV), atenção concentrada, dividida e sustentada BPA (Rueda, 2013) e o teste de Matrizes Coloridas de Raven (Raven, Raven, & Court, 2003); 2) observar possíveis mudanças estruturais no cérebro de crianças expostas à intervenção do Programa Guri Santa Marcelina em crianças de 6 e 7 anos por meio de ressonância magnética (MRI). Resultados da pesquisa conduzida sobre programas inspirados no projeto venezuelano baseado em ensino de música orquestral conhecido como El Sistema apresentaram melhora significativa no desempenho acadêmico dos estudantes quando comparados ao grupo de controle (Holochwost et al., 2017b), cognitivo (Habibi et al., 2016), sócio emocional e musical (Ilari et al., 2016). Resultados similares em estudo conduzido por Alemán et al. (2016) corroboram os benefícios comportamentais de crianças expostas vulnerabilidades sociais. No Brasil, embora haja vários projetos sociais de educação musical (Ação Social pela Música do Brasil - ASMB em Chapéu Mangueira, Alemão, Macacos, Cidade de Deus, Piraí, João Pessoa, Rondônia, Neojibá, na Bahia, Projeto Guri, no interior e litoral paulista, Instituto Baccarelli, formalizado em 1996 na cidade de São Paulo, e Guri Santa Marcelina na Grande São Paulo), inexistem estudos quantitativos ou que tenham utilizado exames de imagem para medir o prognóstico que a exposição a programas sociais com foco em educação musical apresenta como desfecho. (AU)

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