Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e análise cladística de Caciomorpha Thomson, 1864 (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae, Anisocerini)

Processo: 19/13603-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sonia Aparecida Casari
Beneficiário:Kimberly Paola García López
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Revisão taxonômica   Análise cladística   Coleoptera   Cerambycidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filogenia | Revisão | Taxonomia | Coleoptera, Cerambycidae

Resumo

Caciomorpha é um gênero da tribo Anisocerini (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae) que compreende sete espécies descritas, distribuídas nas Américas Central e do Sul. Os estudos para o grupo são muito escassos e desatualizados, sendo o último estudo taxonômico realizado por Galileo & Martins (1998), no qual estudaram e complementaram as informações do gênero até aquele momento. Em relação às relações filogenéticas, estas são desconhecidas, uma vez que nunca foi realizada uma análise filogenética neste grupo em particular. O conhecimento atualizado da taxonomia e sistemática deste gênero é de vital importância, especialmente para contribuir na ampliação da informação sobre biodiversidade, considerando que Lamiinae possui espécies de importância econômica. Desta forma, este trabalho tem como objetivo realizar a revisão taxonômica do gênero Caciomorpha e apresentar uma análise filogenética, visando comprovar a monofilia do gênero e propor hipóteses filogenéticas entre suas espécies. Para atingir este objetivo, todas as espécies conhecidas serão estudadas e redescritas, eventuais espécies novas descritas e, a partir de estudo morfológico detalhado, será elaborada uma matriz de caracteres para realização de análise cladística. Este trabalho será realizado em um tempo máximo de dois anos, no qual se pretende produzir a dissertação de mestrado, assim como elaborar publicações sobre a família Cerambycidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, KIMBERLY; BOTERO, JUAN PABLO; SANTOS-SILVA, ANTONIO. A new genus of Achrysonini and new records in Cerambycidae (Coleoptera, Chrysomeloidea) from Colombia. EUROPEAN JOURNAL OF TAXONOMY, v. 735, p. 89-109, . (17/17898-0, 19/13603-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.