Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos na digestibilidade do mel em pó em modelo semi-dinâmico

Processo: 19/26525-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 27 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Cecilia Tadini
Beneficiário:Taíse Toniazzo
Supervisor: Alan Mackie
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Leeds, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:17/19266-1 - Desenvolvimento e caracterização de mel em pó produzido pelos métodos de spray drying e spray chilling, BP.PD
Assunto(s):Armazenagem de alimentos   Vida-de-prateleira   Mel   Digestibilidade in vitro   Secagem de alimentos   Spray drying
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:digestão in vitro | Mel em pó | Modelo semi-dinâmico | Digestibilidade in vitro

Resumo

Alimentos saudáveis e de qualidade são requisitos essenciais para os consumidores que buscam uma vida mais saudável. Assim, o uso do mel é de grande importância para atender tais demandas. O mel é um produto altamente consumido devido à sua peculiaridade em relação ao aroma e sabor, além de possuir vários efeitos benéficos à saúde humana. No entanto, a vida de prateleira do mel é um fator extremamente crítico, pois longos períodos de armazenamento podem resultar em diferentes mudanças em sua composição. Portanto, uma alternativa para minimizar significativamente tais dificuldades é utilizar o mel em pó. Um dos métodos de secagem que é diferenciado e que se expande continuamente no campo da ciência de alimentos, é a secagem por spray drying. Aumentou o interesse sobre respostas fisiológicas de alimentos específicos no trato gastrointestinal (GI) de humanos. As dietas têm sido associadas à saúde de diferentes grupos demográficos, exigindo, por exemplo, uma maior eficiência na liberação de nutrientes para os atletas que necessitam de energia e recuperação rápida suficiente durante os exercícios, e para os idosos que se beneficiam da absorção rápida de aminoácidos para o sistema muscular. No entanto, para entender o fenômeno complexo de digestibilidade deve-se observar com mais detalhes tal processo no GI dos seres humanos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos da digestão gástrica do mel em pó pelo modelo semi-dinâmico. O projeto inclui as seguintes etapas: (i) produção do mel em pó por spray drying, utilizando a proteína de arroz como carreador; (ii) determinar as condições do modelo semi-dinâmico para digestão gástrica do mel em pó; (iii) caracterizar o mel em pó no início e durante a cinética de digestão gástrica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONIAZZO, TAISE; FIOROTO, ALEXANDRE MINAMI; DA SILVA ARAUJO, ELIAS; TADINI, CARMEN CECILIA. Honey powder produced by spray drying as an ingredient: A new perspective using a plant-based protein as a carrier. Drying Technology, v. N/A, p. 12-pg., . (19/26525-9, 13/07914-8, 17/19266-1)
TONIAZZO, TAISE; COLLADO-GONZALEZ, MAR; TADINI, CARMEN CECILIA; MACKIE, ALAN R.. Evaluation of physicochemical properties of honey powder using rice and pea proteins as carriers. Food Research International, v. 167, p. 8-pg., . (13/07914-8, 17/19266-1, 19/26525-9)
TONIAZZO, TAISE; FABI, JOAO PAULO. Versatile Polysaccharides for Application to Semi-Solid and Fluid Foods: The Pectin Case. FLUIDS, v. 8, n. 9, p. 17-pg., . (22/12834-2, 17/19266-1, 19/26525-9, 13/07914-8)