Busca avançada
Ano de início
Entree

O nexo água-energia-alimento dos biocombustíveis: análise dos impactos das políticas

Processo: 19/24479-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Leandro Luiz Giatti
Beneficiário:Lira Luz Benites Lazaro
Supervisor no Exterior: Simone Abram
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Durham University (DU), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:17/17796-3 - Conflitos e relações de poder: o nexo água-energia-alimentos na produção do etanol no Estado de São Paulo, BP.PD
Assunto(s):Ciências sociais   Política energética   Bioetanol   Biocombustíveis   Mudança climática

Resumo

A produção de biocombustíveis apresenta vários desafios no nexo água-energia-alimento (WEF) nas escalas local e global. O interesse mundial por transições de energia para fontes renováveis e preços globais de energia podem levar a uma demanda crescente por culturas de bioenergia, intensificando assim a competição por terras aráveis e água com culturas alimentares. Os biocombustíveis, apesar de ter benefícios potenciais para o desenvolvimento da economia nacional, com impactos positivos, incluindo redução da pobreza, maior renda das famílias agrícolas e menor emissão de gases de efeito estufa. No entanto, para o uso sustentável dos recursos, sua produção e expansão devem ser consideradas em uma estrutura de governança mais ampla, com base na dinâmica do enfoque do nexo água-energia-alimento. Essa estrutura apresenta oportunidades para novas reflexões e abordagens sobre a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos. O período de estágio de pesquisa no exterior será importante para enriquecer a base teórica e metodológica da minha pesquisa de pós-doutorado em andamento intitulada "Conflitos e relações de poder: o nexo água-energia-alimento na produção de etanol de cana no estado de São Paulo". Essa proposta se concentra principalmente na análise de políticas de biocombustíveis e avaliações da estrutura de governança, análise de incentivos governamentais e programas para redução de emissões de gases de efeito estufa com base nos biocombustíveis e no seu papel nas transições de energia com baixo carbono. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENITES LAZARO, LIRA LUZ; GIATTI, LEANDRO LUIZ; BERMANN, CELIO; GIAROLLA, ANGELICA; OMETTO, JEAN. Policy and governance dynamics in the water-energy-food-land nexus of biofuels: Proposing a qualitative analysis model. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 149, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.
AMARAL, MATEUS HENRIQUE; BENITES-LAZARO, LIRA LUZ; SINISGALLI, PAULO ANTONIO DE ALMEIDA; ALVES, HUMBERTO PRATES DA FONSECA; GIATTI, LEANDRO LUIZ. Environmental injustices on green and blue infrastructure: Urban nexus in a macrometropolitan territory. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 289, MAR 20 2021. Citações Web of Science: 1.
FLÁVIA MENDES DE ALMEIDA COLLAÇO; RAIANA SCHIRMER SOARES; JOÃO MARCOS MOTT PAVANELLI; LIRA LUZ BENITES-LAZARO; GUILHERME MASSIGNAN BEREJUK; ANDREA LAMPIS; CÉLIO BERMANN. Understanding the Energy System of the Paulista Macrometropolis: first step in local action toward climate change. Ambiente & Sociedade, v. 23, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.