Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de comunicação visando dar visibilidade ao laboratório de inovação em biocombustíveis

Processo: 19/19366-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Newton Cesario Frateschi
Beneficiário:Karen Fabiane Canto Miranda
Instituição-sede: Agência de Inovação Inova UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Biocombustíveis   Sustentabilidade   Inovação   Bioenergia

Resumo

A demanda por fontes alternativas de geração de energia vem aumentado muito nos últimos anos e tem sido tema central em discussões nacionais e internacionais sobre como mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O Brasil é um dos maiores geradores de energia renovável no mundo e apresenta um grande potencial de produção bioenergética. Além disso, o país é um dos que mais produzem e consomem biocombustíveis como, etanol e biodiesel, o que torna evidente o interesse nesse setor. A Unicamp, sempre sensível às necessidades da sociedade, do setor produtivo e do desenvolvimento sustentável, inaugurou recentemente o Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB) como parte integrante de seu Parque Científico e Tecnológico. Em vista disso, este projeto Mídia Ciência tem como propósito desenvolver uma estratégia de comunicação eficiente, capaz de divulgar cientificamente as pesquisas realizadas na área de Biocombustíveis, com o intuito de dar visibilidade ao novo laboratório, favorecendo assim a prospecção de empresas com interesse em firmar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento a serem realizados em suas instalações. A estratégia proposta envolve a publicação de diferentes peças de divulgação científica para veículos parceiros da Unicamp, entre as quais pode-se citar: produção e monitoramento de conteúdos para redes sociais, redação de notícias, reportagens e entrevistas para as publicações do Labjor e para outros parceiros da Unicamp, vídeos institucionais e podcasts. Essas inciativas, serão realizadas em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e visam evidenciar a importância do LIB, destacando e valorizando sua infraestrutura potencial para que empresas interessadas possam realizar estudos em biocombustíveis em suas novas instalações. Esse projeto também se propõe a ampliar o debate sobre a importância dos Biocombustíveis enquanto forma de energia renovável e sua relação com o meio ambiente, além de estimular as discussões sobre a necessidade do desenvolvimento de fontes alternativas de geração de energia para a sociedade.