Busca avançada
Ano de início
Entree

Plataforma de segurança para detecção de ameaças por processamento de fluxo de dados

Processo: 19/26365-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte
Beneficiário:Danyel Clinário dos Santos
Instituição-sede: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministério da Educação (Brasil)
Vinculado ao auxílio:18/23292-0 - Projeto ACCRUE-SFI: infraestrutura avançada e colaborativa de pesquisa para internet do futuro segura, AP.R
Assunto(s):Teleinformática   Segurança da informação   Aprendizado computacional   Dispositivos móveis

Resumo

Assiste-se hoje a uma "softwarerização" das comunicações e a uma tendência clara de unificação da infraestrutura de processamento e armazenagem da informação e de comunicação. Esta convergência deve permitir uma fusão harmoniosa dos espaços físicos, cibernéticos e sociais. Esta infraestrutura única deverá prover um ambiente de computação pervasivo centrado no homem e nas aplicações. Este ambiente aliado à Internet de todas as coisas (Internet of Everything - IoE) e às aplicações de dispositivos, de eletrodomésticos, de lares, de edifícios e de cidades inteligentes devem mudar significativamente o nosso modo de estudar, trabalhar e viver. Estima-se em 80 bilhões o número de dispositivos interconectados em rede até 2025. Faz-se necessário o desenvolvimento de uma arquitetura horizontal escalável, capaz de interconectar todos estes dispositivos. (AU)