Bolsa 19/22406-5 - História da arte, Crítica de arte - BV FAPESP
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A Sombra da Liberdade: discursos sobre o Brasil e o Mundo nas artes plásticas brasileiras da década de 1950

Processo: 19/22406-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Gabriel Ferreira Zacarias
Beneficiário:Marcos Pedro Magalhães Rosa
Supervisor: Catherine Dossin
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Purdue University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/17677-4 - A sombra da liberdade: discursos sobre o Brasil e o mundo nas artes plásticas brasileiras da década de 1950, BP.DR
Assunto(s):História da arte   Crítica de arte   Artes visuais   Modernismo no Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abstração informal | artes visuais | Crítica de Arte | Modernismo brasileiro | História da Arte

Resumo

Este projeto está ancorado à pesquisa de doutorado, subsidiada pela FAPESP e intitulada "A Sombra da Liberdade: discurso sobre o Brasil e o mundo nas artes visuais dos anos 1950". Ambos projetos investigam os discursos e as telas que os agentes do mundo artístico brasileiro (críticos e pintores) desenvolveram, entre 1950 e 1960, a respeito das chamadas abstrações informais, abstrações líricas ou tachismos. Estas modalidades artísticas foram apresentadas no país desde a primeira Bienal, mas só passaram a se destacar a partir da quarta, quando os Estados Unidos da América apresentaram uma retrospectiva de Jackson Pollock. Se a interlocução dos agentes brasileiros com os norte-americanos é evidente, os artistas e os críticos recorreram a referências francesas para denominar esse estilo e para desenvolver sua própria maneira de pintar. Conforme estabelecido no projeto de doutorado, o estágio internacional será desenvolvido durante um ano e visa (1) possibilitar a consulta a documentações sobre a interlocução dos agentes brasileiros e estrangeiros que estão disponíveis fora do Brasil, (2) analisar as obras de artistas que serviram de referência para os críticos e os artistas locais e (3) desenvolver, junto à Catherine Dossin, que me orientará no Liberal Art College, em Purdue Univesity - EUA, de Catherine Dossin, uma reflexão sobre o papel do Brasil na circulação internacional de obras e ideias artísticas. (AU)

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