Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de compósitos de poli(tereftalato de trimetileno)/grafite proveniente de descarte de aeronaves para aplicações como embalagens antiestáticas

Processo: 19/22339-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Fabio Roberto Passador
Beneficiário:Henrique Morales Zaggo
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos   Polímeros (materiais)   Grafite   Filmes finos   Embalagens   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compósitos | Embalagens antiestáticas | grafite | Ptt | Materiais Compósitos

Resumo

Materiais poliméricos estão entre os materiais mais utilizados e visados dentro do setor de embalagens, devido à baixa massa específica, baixo custo e facilidade de processamento. Aplicações específicas de materiais poliméricos para a produção de embalagens antiestáticas para transporte e armazenamento de componentes eletrônicos demandam boas propriedades mecânicas e baixa resistividade elétrica. Como a maioria dos polímeros são isolantes, estes acumulam cargas elétricas podendo gerar descargas eletroestáticas e, consequentemente, danificar o conteúdo embalado. Uma forma de melhorar as características antiestáticas é através da adição de materiais condutores, como negro de fumo, nanotubos de carbono (CNT) ou grafite. O poli(tereftalato de trimetileno) (PTT) é um poliéster aromático que possui propriedades mecânicas que possibilitam seu uso no setor de embalagens. Neste Projeto de Pesquisa, será avaliada a viabilidade da utilização do PTT e de grafite recuperado (GR) proveniente de descartes de peças de aeronaves para o desenvolvimento de embalagens antiestáticas para componentes eletrônicos. A metodologia do projeto prevê a preparação de nanocompósitos de PTT com diferentes teores de grafite (0; 1,0; 3,0; 5,0; 10 e 20% em massa), através do processo de extrusão em uma mini extrusora de dupla rosca. Além disso, será estudada a purificação do GR e a utilização de um agente compatibilizante (PTT enxertado com anidrido maleico) para melhor dispersão/distribuição do grafite na matriz polimérica. Serão preparados filmes finos dos materiais compósitos que serão caracterizados quanto suas propriedades térmicas, mecânicas, morfológicas, elétricas e de transporte ao vapor de água para validação desses materiais como embalagens antiestáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAGGO, HENRIQUE M. M.; BRAGA, NATALIA F.; DOS ANJOS, ERICK G. R.; MONTAGNA, LARISSA S. S.; ANTONELLI, EDUARDO; PASSADOR, FABIO R. R.. Effect of Recycled Graphite as an Antistatic Agent on the Mechanical, Thermal, and Electrical Properties of Poly(Trimethylene Terephthalate). MACROMOLECULAR SYMPOSIA, v. 406, n. 1, p. 11-pg., . (19/22339-6, 20/12501-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.