Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação mãe-bebê na contemporaneidade: a virtualidade e novos enfrentamentos

Processo: 19/09761-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Mary Yoko Okamoto
Beneficiário:Marina Gallotti Silva Conti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Relações mãe-filho   Virtualidade   Contemporaneidade   Coleta de dados   Entrevistas (psicologia)

Resumo

A contemporaneidade promove uma forma completamente nova de se relacionar com os outros indivíduos que se dá através da virtualidade e dos aparelhos eletrônicos. As transformações nos contextos históricos, sociais e culturais implicam em mudanças na família e nas funções exercidas por cada membro nessa instituição. Pensando nessas alterações, o projeto objetiva propiciar uma análise, sob a ótica da psicanálise, quanto ao estabelecimento da relação entre mãe e bebê, quais as possíveis interferências da virtualidade nesse vínculo e as dificuldades encontradas pelas mães no estabelecimento dessa relação. A coleta de dados se dará por entrevista semidirigida e os resultados serão analisados através da análise do discurso, utilizando a psicanálise como aporte teórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)