Busca avançada
Ano de início
Entree

Reação do tecido conjuntivo induzida pelo BIO-C Pulpo e MTA Repair HP implantados no subcutâneo de ratos

Processo: 19/17739-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cerri
Beneficiário:José Leandro de Abreu Jampani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentos endodônticos   Tecido conjuntivo   Propriedades físico-químicas   Bioatividade   Teste de biocompatibilidade   Imuno-histoquímica   Microscópio eletrônico   Análise de variância

Resumo

Cimentos reparadores devem apresentar boas propriedades físico-químicas e biológicas, além de apresentarem potencial de osteoindução. O MTA tem sido considerado o material mais eficaz no reparo tecidual, devido à sua boa capacidade de selamento, biocompatibilidade e bioatividade. Materiais à base de MTA têm sido introduzidos no mercado na tentativa de melhorar as propriedades do MTA Branco (MTA-B). Assim, tem sido relatado que o MTA Repair HP (MTA-HP) apresenta propriedades físico-químicas superiores ao MTA-B. BIO-C Pulpo (BIO-C) é um novo material da Angelus que ainda não está no comércio. Assim, o nosso propósito será avaliar a biocompatibilidade e bioatividade dos materiais BIO-C e MTA-HP em comparação ao MTA-B implantados no subcutâneo de ratos. Tubos de polietileno serão preenchidos com os respectivos materiais BIO-C (n=20), MTA-HP (n=20) e MTA-B (n=20) e implantados no subcutâneo de ratos. No grupo controle GC (n=20), serão implantados tubos vazios. Após 7, 15, 30 e 60 dias, os animais serão sacrificados com sobredose anestésica, em seguida serão removidos os tubos implantados com os tecidos circundantes e os espécimes serão processados para inclusão em parafina. Para avaliar a reação promovida pelos materiais implantados no subcutâneo, os cortes corados com HE serão utilizados para obtenção do número de células inflamatórias e de fibroblastos, além da estimativa da espessura das cápsulas. Cortes submetidos ao picrosirius-red serão avaliados ao microscópio de luz com filtros de polarização para obtenção do conteúdo de colágeno birrefringente nas cápsulas. Cortes serão também submetidos a reação imuno-histoquímica para detecção de interleucina-6 (IL-6), uma citocina pró-inflamatória e a densidade numérica de células imunomarcadas será computada. O potencial bioativo será avaliado pelo método de von Kossa e análise de cortes não corados ao microscópio com luz polarizada, que serão realizados para detectar depósitos de cálcio e cristais de calcita, respectivamente. Alguns cortes, após a reação de von Kossa, serão submetidos à reação imuno-histoquímica para detecção de fosfatase alcalina, enzima produzida por células dos tecidos mineralizados. Os dados obtidos serão submetidos a análise de variância two-way ANOVA, seguido pelo teste de Tukey (pd0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELFINO, MATEUS MACHADO; DE ABREU JAMPANI, JOSE LEANDRO; LOPES, CAMILA SOARES; GUERREIRO-TANOMARU, JULIANE M.; TANOMARU-FILHO, MARIO; SASSO-CERRI, ESTELA; CERRI, PAULO S.. Comparison of Bio-C Pulpo and MTA Repair HP with White MTA: effect on liver parameters and evaluation of biocompatibility and bioactivity in rats. International Endodontic Journal, v. 54, n. 9, . (19/17739-5, 18/16848-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.