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Roteamento de aeronaves sob incertezas via otimização robusta

Processo: 19/22235-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Rafael Ajudarte de Campos
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos   Aeronaves   Meta-heurística   Modelos matemáticos   Otimização robusta

Resumo

Neste projeto, aborda-se o problema de roteamento de veículos robusto (PRVR), com enfoque no desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos de solução para incoporação de incertezas quanto ao tempo de viagem e existência da demanda. Pretende-se tratar uma variante prática, o problema de roteamento de aeronaves, motivado pela interação com o caso real de uma empresa de transporte aéreo sob demanda. Características como frota de veículos heterogênea, janelas de tempo, requisições de manutenção e regras de jornada de tripulação serão incorporadas a modelos de otimização robusta que permitem tratar a variabilidade dos parâmetros incertos. Em particular, será investigado um novo tipo de formulação baseado em modelo de fluxo de commodities, ainda não explorado na literatura de otimização robusta, nem mesmo para o caso clássico do PRVR. Assim, além de contribuições para o roteamento de aeronaves, acredita-se que o modelo a ser proposto seja também adequado para a resolução das variantes clássicas do PRVR. Para auxiliar na obtenção de soluções factíveis em curto tempo computacional, deverá ser proposta uma meta-heurística que também leve em consideração as incertezas dos dados de entrada. As abordagens propostas serão implementadas computacionalmente e analisadas por meio de experimentos computacionais usando exemplares da literatura e dados reais da empresa. Dessa forma, espera-se contribuir com a literatura científica, pela proposta de novos modelos e métodos de solução para as variantes clássicas do PRVR com incertezas no tempo de viagem e existência da demanda, relativamente pouco exploradas na literatura, além do potencial de contribuições práticas envolvendo o roteamento de aeronaves, devido à interação com a indústria e à possibilidade de análise dos resultados em colaboração com a organização em estudo. (AU)