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Determinantes da participação nos ambientes da casa, da escola e da comunidade de crianças e adolescentes com Síndrome de Down

Processo: 19/13716-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 15 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Beatriz Helena Brugnaro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/15016-6 - Apoio comunitário no Brasil durante a pandemia da Covid-19 & elaboração, tradução e adaptação transcultural da versão 2.0 da medida de processos de cuidado (MPOC) para o português brasileiro, BE.EP.DD
Assunto(s):Neuropediatria   Crianças   Adolescentes   Síndrome de Down   Participação social   Atividades cotidianas   Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Atividades Cotidianas | Classificação Internacional de Funcionalidade | criança | Incapacidade e Saúde | participação social | Sindrome de Down | Fisioterapia em Neuropediatria

Resumo

Segundo o modelo biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), a funcionalidade é resultante da relação dinâmica entre as condições de integridade de estruturas e funções do corpo, da capacidade em realizar atividades e do desempenho na participação, bem como por influências de fatores contextuais. Assim, para o planejamento de intervenções gerais (clínica, ambiental, social) é importante compreender como fatores contextuais e condições de saúde/doença e deficiências de sistemas podem impactar nas capacidades funcionais e restringir ou facilitar a participação social. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é mapear os determinantes biopsicossociais que podem influenciar na participação em casa, na escola e na comunidade, de crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD). Participarão deste estudo crianças e adolescentes com SD, com idades entre 6 e 17 anos, e seus responsáveis. A participação será avaliada pelo instrumento Medida de Participação e do Ambiente - crianças e jovens (PEM-CY) (parte: 'participação'). A capacidade de realizar atividades pelo teste de mobilidade funcional (TUG) e uso de acelerômetro para identificar o nível de atividade física. Os fatores pessoais serão sexo, idade e características de personalidade obtidas por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades. Os fatores ambientais serão avaliados pelos instrumentos PEM-CY (parte: 'ambiente'), Escala de Apoio Social, About My Child-19 e protocolo de entrevista semi-estruturada sobre dados sociodemográficos. Estruturas e Funções do corpo serão avaliadas utilizando-se variáveis espaço-temporais e angulares durante o teste TUG. Os resultados descritivos serão dados de acordo com o padrão de normalidade dos escores obtidos. Serão realizados testes de correlação e regressão linear múltipla, com nível de significância adotado de 5% (±=0,05). Identificando estes aspectos, será possível elaborar estratégias de intervenções que favoreçam a participação social desses indivíduos. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; CORSI, CAROLINA; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; FERNANDES, GESICA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Functioning of children and adolescents with Down syndrome and the association with environmental barriers and facilitators during the COVID-19 pandemic. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, . (19/13716-0, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; OLIVEIRA, MARIA FERNANDA PAULETTI; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; PAVAO, SILVIA LETICIA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Postural control in Down syndrome and relationships with the dimensions of the International Classification of Functioning, Disability and Health - a systematic review. DISABILITY AND REHABILITATION, v. 44, n. 11, p. 16-pg., . (19/13716-0, 17/11259-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; FERNANDES, GESICA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; PAVAO, SILVIA LETICIA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Following 4 months of social distancing during COVID-19 Pandemic in Brazil did not change aspects of functioning in children and adolescents with developmental disabilities: A longitudinal study. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, v. N/A, p. 16-pg., . (20/05685-5, 19/13716-0, 21/15016-6, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; FERNANDES, GESICA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; FUMINCELLI, LAIS; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Exploration of the Feasibility of Remote Assessment of Functioning in Children and Adolescents with Developmental Disabilities: Parents' Perspectives and Related Contextual Factors. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 19, n. 22, p. 14-pg., . (20/05685-5, 19/13570-6, 19/13716-0, 21/15016-6)
GAMBARO LIMA, CAMILA RESENDE; VERDERIO, BRUNA NAYARA; FERRAZ DE ABREU, RAISSA WANDERLEY; BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; DOS SANTOS, MARIANA MARTINS; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Telemonitoring of motor skills using the Alberta Infant Motor Scale for at-risk infants in the first year of life. JOURNAL OF TELEMEDICINE AND TELECARE, v. N/A, p. 10-pg., . (19/13716-0, 20/02818-4)

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