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Plataforma de jogos acessíveis para proporcionar treinamento cognitivo ao público senescente

Processo: 19/19405-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Agostini Do Amaral
Beneficiário:Leandro Agostini Do Amaral
Empresa:Aptor Consultoria e Desenvolvimento de Software Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Consultoria em tecnologia da informação
Vinculado ao auxílio:17/14952-4 - Plataforma de jogos acessíveis para proporcionar treinamento cognitivo ao público senescente, AP.PIPE
Assunto(s):Interface usuário-computador   Plataforma (computação)   Jogos de computador   Usabilidade   Desenvolvimento cognitivo   Idosos

Resumo

O processo de envelhecimento da população mundial vem crescendo vertiginosamente e no Brasil não é diferente. Segundo o IBGE de 2010, estima-se que o número de pessoas acima de 60 anos deverá triplicar nos próximos 20 anos. Com o envelhecimento, alguns declínios naturais são reconhecidos e estão tomando um patamar diferenciado de importância no âmbito de pesquisa, principalmente no que concerne o desempenho cognitivo e motor desta população. Neste contexto, jogos digitais emergem como uma alternativa positiva no esforço cognitivo e motor, proporcionando avanços e qualidade de vida, porém ao mesmo tempo ainda há poucas iniciativas voltadas ao usuário sênior, haja vista as dificuldades inerentes no desenvolvimento específico às necessidades que esse público requer, seja no contexto de habilidades de aprendizagem e interações digitais. Desse modo, adequar as expectativas de idosos a fim de obter sua aceitação aos jogos digitais como instrumento de inclusão social permanece um desafio na área e, portanto, um campo para inovação propício para inclusão de produtos no mercado, já que essa parcela da população tem uma reconhecida participação na economia. Neste sentido, a proposta deste projeto é desenvolver uma plataforma de jogos digitais visando o público senescente, em especial para a população brasileira, acima de 50 anos. O desenvolvimento do portal seguirá o processo de Desenvolvimento Centrado no Usuário (UCD - do inglês User Centered Design). A metodologia de desenvolvimento escolhida deverá fortalecer o desenvolvimento de jogos acessíveis diante do usuário idoso. Com isso, entende-se que a qualidade dos jogos propostos será impulsionada juntamente com a experiência do usuário. Adicionalmente, este projeto deverá desenvolver jogos adaptáveis que impulsionem a evolução natural das habilidades dos idosos segundo técnicas de avaliação cognitivas. Serão desenvolvidos ao menos 6 jogos e o portal para adaptação do nível de dificuldade, de acordo com o perfil cognitivo do usuário. Ademais, experimentos, para comprovar a eficácia e o exercício dos diferentes domínios cognitivos diante do uso dos jogos e da plataforma, serão realizados. (AU)