Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da contribuição de exposições museais de química para a motivação de visitantes para o conhecimento de pesquisas científicas

Processo: 19/22340-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Matheus dos Santos Barbosa da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/09585-0 - Investigação das relações entre performances de masculinidades e identidades científicas entre jovens meninos de grupos minoritários em um projeto de educação em ciências em espaço não-formal, BE.EP.DD
Assunto(s):Divulgação científica   Pesquisa científica   Exposições museológicas   Motivação intrínseca   Conhecimento científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chemistry in the Museum | Flow State | motivation | Museum | Self-Determinastion Theory | Divulgação Científica em Química

Resumo

Este projeto de doutorado direto tem como objetivo estudar qual é a contribuição de uma seção de Química em um museu ou centro de ciência para a motivação intrínseca e a experiência de estado de flow dos visitantes, verificando como estes fatores estão relacionados com a percepção pública sobre as pesquisas científicas em Química desenvolvidas nas universidades públicas. Para isso, o bolsista será responsável por elaborar uma exibição de Química museal envolvendo elementos capazes de contribuir para a motivação intrínseca e o estado de flow. A exibição, além disso, abordará aspectos contemporâneos que envolvem a área de Química, a partir da apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas pelo projeto temático n. 2017/10118-0 intitulado "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica". A coleta de dados será feita de maneira quantitativa e qualitativa, através do emprego de questionários em escala Likert e entrevista semiestruturada com os visitantes do museu. Com este projeto, espera-se contribuir para a aproximação entre as universidades e os museus e centros de ciências, visando a divulgação dos conhecimentos contemporâneos à população que não mais frequenta a educação formal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, RENATA T. M. P.; DOS SANTOS BARBOSA DA SILVA, MATHEUS; L. BARBATO, DANIELA M.; DE GUZZI, MARA EUGENIA RUGGIERO; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Motivation to learn chemistry: a thorough analysis of the CMQ-II within the Brazilian context. Chemistry Education Research and Practice, v. N/A, p. 12-pg., . (18/20145-7, 14/02522-7, 17/10118-0, 19/22340-4)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; BARBOSA DA SILVA, MATHEUS DOS SANTOS; MARTINHAO, ROSANA F.; PARRA, KENIA NAARA; BARBATO, DANIELA M. L.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Exploring how high school students experience intrinsically motivating elements in a science communication lecture on research in chemistry. INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION PART B-COMMUNICATION AND PUBLIC ENGAGEMENT, v. N/A, p. 18-pg., . (14/02522-7, 19/22340-4, 17/10118-0, 19/04543-5, 18/20145-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Matheus dos Santos Barbosa da. Entre o centro e a periferia: investigação comparativa das práticas pedagógicas e celebração de bons alunos na disciplina de química. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.